AUMENTO DA OFERTA DE ÁGUA BRUTA

BARRAGEM CAPIVARI-MIRIM

Entre os principais investimentos que foram realizados para ampliar a atual oferta de água bruta, destaca-se a construção da Barragem do Rio Capivari-Mirim, que já está concluída.

Com a função de regularizar a vazão do Rio Capivari-Mirim, manancial que hoje fornece cerca de 40% da água consumida no município, a barragem dará origem a um lago com capacidade para armazenar mais de 1,3 bilhão de litros, permitindo a captação durante todo ano, inclusive nos períodos de estiagem prolongando.

Um investimento de mais de R$ 40 milhões, incluídas a obra e as desapropriações. Desse total, 70% são de recursos próprios do SAAE e o restante da FUNASA (Fundo Nacional da Saúde), repassados a fundo perdido.

RIO JUNDIAÍ

O reenquadramento para classe 3 do Rio Jundiaí, que aconteceu em 2014, em plena crise hídrica, abre um novo tempo para nossa cidade. O Jundiaí possui um volume de água superior à soma de todos os outros mananciais que o município possui. Por isso a importância de seu reenquadramento para a ampliação oferta de água bruta, que passa dos 40%.

Esse reenquadramento só foi possível graças à comprovada melhora na qualidade das águas do Rio Jundiaí, atestada pela CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), resultante das obras de saneamento e da construção de Estações de Tratamento de Esgoto pelos municípios localizados antes de Indaiatuba, no curso do rio, e em nosso próprio município.

Uma vez reenquadrado o Rio Jundiaí, Indaiatuba terá água suficiente para tratar e abastecer a uma população bem superior a 300 mil habitantes.

BARRAGEM DO RIBEIRÃO PIRAÍ

Outra obra importante para ampliar a oferta de água tratada, para que Indaiatuba possa crescer e se desenvolver com sustentabilidade, é a construção da Barragem do Ribeirão Pirai, pelo Consórcio Intermunicipal formado por Indaiatuba, Itu, Salto e Cabreúva, e se encontra no estágio de elaboração do projeto executivo, obtenção de licenças ambientais e desapropriações das áreas a serem ocupadas pelo empreendimento, cujo lago a ser criado irá armazenar 9 bilhões de litros. Além dos recursos municipais, a obra conta com o apoio do governo federal.

Mais informações em www.consorciopirai.sp.gov.br