Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Indaiatuba

Portal do Servidor

Página Inicial » Conteúdo » Perguntas mais frequentes dos usuários

Perguntas mais frequentes dos usuários

PERGUNTA: Recebi uma notificação com aviso de corte. Até que dia posso pagar?

RESPOSTA: * A contar da data de geração da notificação, o prazo para efetuar o pagamento é de 30 dias; se não houver notificação anterior.

* Se o usuário já foi notificado, estará valendo o prazo da notificação anterior.

 

PERGUNTA: Onde posso pagar a minha conta que está notificada?

RESPOSTA: O pagamento deve ser feito preferencialmente no Escritório Central do SAAE: Rua Bernardino de Campos, 799, Centro. Fique sempre atento à data de vencimento.

 

PERGUNTA: O abastecimento de água foi cortado; o que devo fazer para providenciar a religação?

RESPOSTAS: Verificar se a conta que havia sido notificada foi paga.

* Caso já tenha sido paga, trazer o comprovante de pagamento até o Escritório Central do SAAE, e fazer o pedido de religação.

* Caso a conta não tenha sido paga, efetuar o pagamento diretamente no Escritório Central do SAAE, e solicitar a religação, no mesmo local.

* Caso a conta tenha sido paga um dia antes do corte, não é necessário pagar a taxa de religação, mas é necessário vir até o Escritório Central do SAAE, e apresentar o comprovante de pagamento.

* Se a conta foi paga no mesmo dia, ou em qualquer dia após o corte, são cobradas as seguintes taxas de religação:


PERGUNTA: Fazendo o pedido de religação hoje, quanto tempo demora para religar?

RESPOSTAS: * Uma vez quitados os débitos correspondentes, e realizando o pedido até às 16h30, a religação é feita no mesmo dia, se o corte for no cavalete.

* Quando o corte no fornecimento de água é feito na calçada, ou na rede, a religação será feita em 24 horas, a partir do pedido de religação, uma vez quitados os débitos correspondentes.

 

PERGUNTA: A que hora será religada a água?

RESPOSTA: As religações são feitas no período das 15h às 18h, após a quitação do débito.

 

PERGUNTA: O que é preciso e quais documentos são necessários para solicitar uma nova ligação de água e esgoto?

RESPOSTA: RG, CPF do proprietário, Carnê de IPTU do ano vigente, escritura ou contrato de compra e venda ou matrícula do imóvel, e planta aprovada pela Prefeitura. Se já possuir o ponto de ligação na calçada do lote, o SAAE fará a interligação, instalação do cavalete e hidrômetro onde o solicitante deverá levar o cavalete e hidrômetro com nota fiscal e os documentos citados acima no balcão de atendimento. Se não possuir o ponto de ligação na calçada, o SAAE fará a ligação. Para ambos os serviços, consultar as taxas no balcão de atendimento ou pelo 0800 77 22 195.

 

PERGUNTA: E quando eu já tiver um hidrômetro e quiser outro hidrômetro para separar o fornecimento de água, como devo proceder?

RESPOSTA: Quando o imóvel tem mais de uma construção, já tem o primeiro hidrômetro instalado e necessita de outro para separar, por exemplo, comércio da residência, é necessário trazer hidrômetro padrão SAAE com nota fiscal, RG, CPF do proprietário, Carnê de IPTU do ano vigente, escritura ou contrato de compra e venda ou matrícula do imóvel, e planta aprovada pela Prefeitura. Os cavaletes devem ser conjugados e é permitido ter até três hidrômetros em um imóvel.


PERGUNTA: Quantos hidrômetros são permitidos em um imóvel?

RESPOSTA: São permitidos até três hidrômetros, em cavaletes conjugados. A partir desse número, somente é autorizada a instalação de novos hidrômetros através de abertura de processo de viabilidade, o que deve ser solicitado no Escritório Central, através de Protocolo.


PERGUNTA: Os ponteiros do hidrômetro de meu imóvel não param de girar, mesmo fechando o registro do cavalete. O que eu faço?

RESPOSTAS: Se mesmo fechando o registro do cavalete a água continua passando é indicio de que o registro não está funcionando corretamente. A melhor opção é solicitar a troca do registro. A peça pode ser adquirida no SAAE ou em estabelecimentos comerciais, como os que trabalham com material de construção.

Valores de registros fornecidos pelo SAAE:

De PVC: R$ 19,00 (dezenove reais).

De metal: R$ 37,00 (trinta e sete reais).

Caso o morador forneça a peça, o serviço da troca é gratuito, e deve ser solicitado através do Serviço 0800 77 22 195, que funciona todos os dias da semana, 24 horas de Plantão.

Após a troca do registro, é aconselhável que o usuário procure um encanador de sua confiança, para sanar um possível vazamento interno.

 

PERGUNTA: Paguei minha conta em duplicidade, o que devo fazer?

RESPOSTA: É necessário trazer os comprovantes originais dos dois pagamentos até o Balcão de Atendimento do Escritório Central do SAAE, para abrir um protocolo para devolução do valor pago em duplicidade.

 

PERGUNTA: É possível revisar o valor de uma conta de água?

RESPOSTA: Sim, desde que o aumento do valor tenha sido provocado por um vazamento no imóvel e o tal consumo do imóvel seja o dobro da média do consumo dos 6 (seis) meses anteriores.


PERGUNTA: Por que trocaram meu hidrômetro?

RESPOSTA: O hidrômetro é um aparelho que mede continuamente o volume de água consumido. Como qualquer outro equipamento mecânico, sofre desgaste e pode perder a exatidão na medição de acordo com as condições de conservação e com o tempo de uso.

Para garantir a leitura correta do consumo mensal de água, e combater o desperdício, o SAAE mantém um programa permanente de substituição e adequação de hidrômetros (medidores de água) em Indaiatuba.

A substituição do hidrômetro antigo por um novo é totalmente gratuita e executada por uma equipe devidamente uniformizada e identificada com crachá, em imóveis com medidores em uso há mais de cinco anos.

Esta ação tem como referência a Portaria 246/00 do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial - o Inmetro.

 

PERGUNTA: O que é necessário para pedir a vistoria para o habite-se?

RESPOSTA: Planta aprovada original ou autenticada na Prefeitura e recolhimento da taxa. Caso a área construída seja maior ou igual a 750m², devera solicitar também o dimensionamento de hidrômetro. Para tanto, preencher o formulário e protocolar no balcão de atendimento juntamente com o pedido de vistoria e os recolhimentos das taxas. (verificar o valor da taxa no balcão de atendimento ou na página de SERVIÇOS no site do SAAE).

© Serviço Autônomo de Água e Esgotos

Desenvolvimento Web: Departamento de Informática (Prefeitura Municipal de Indaiatuba - Secretaria Municipal de Administração)