Programa Educa Água

Lançado em 2014, o Programa Educa Água – Educação para uso consciente da água, reduziu em média, 27%, o consumo de água nas escolas.

O lançamento do Programa aconteceu na EMEB Professor Wladimir Olivier, no Jardim Oliveira Camargo e contou com a participação dos alunos, professores, funcionários da escola e a comunidade do bairro.

Em 2014, o Programa, foi uma parceria entre o SAAE e a Secretaria Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, através do Programa REÁGUA, com apoio da Secretaria Municipal de Educação de Indaiatuba.

Foram realizadas em todas as escolas municipais, atividades de educação ambiental com todos os alunos, professores, merendeiras e demais funcionários das escolas, através da apresentação de peça teatral, palestras, distribuição de cartilha e camisetas, para que haja mudança de hábitos quanto ao desperdício de água, na escola e nas residências dos participantes.

Essas ações visam minimizar os problemas com a escassez, aumentando a vida útil dos mananciais, reduzindo o volume de água a ser captada e tratada. Outro benefício do combate ao desperdício de água é a redução do volume de esgoto a ser coletado e tratado é a diminuição do consumo de energia elétrica e insumos utilizados nos processos de tratamento de água e tratamento de esgoto.

Em 2017, o Educa Água entra em seu 3º ano de existência. A Secretaria de Educação elaborou um cronograma de ações que serão desenvolvidas durante todo o ano que prevê a abordagem do assunto em sala de aula, o acompanhamento da leitura do hidrômetro para que os alunos possam perceber o aumento e diminuição de consumo, possibilitando até mesmo verificar um possível vazamento e também a abordagem na feira de ciências, que acontece no mês de junho, onde os alunos irão demonstrar experiências que envolvam a temática Água e Sustentabilidade, à comunidade.

O Saae produziu junto com a Companhia Matéria Prima, uma peça de teatro, intitulada “Sane e sua turma em uma tarde no Museu” que conta a história da Sane e sua turma em uma visita ao Museu da Água de Indaiatuba onde apresentam diversos fatos sobre a história do saneamento na cidade assim como dados sobre a importância da água no nosso dia a dia. Também foram impressas cartilhas seguindo a temática da peça de teatro que será distribuída aos alunos, além da entrega de camisetas aos alunos.

Cartilha 1

Cartilha 2