ETA I – Vila Avaí

eta i

ETA I – Rua Tangará, 540 – Vila Avaí – Indaiatuba/SP – CEP: 13.333-230.

Abastece a Zona Norte e Centro. Capacidade de tratamento: 400 Litros por segundo. A água bruta é captada nas Represas do Cupini e Morungaba  e no Rio Capivari-Mirim.

Represas do Cupini e Morungaba – Classe I – Rua do Museu, 205 – bairro Tombadouro.

A Represa do Cupini, desde 1937, abastece o primeiro sistema de água encanada de Indaiatuba. Ela é reforçada pela Represa do Morungaba, localizada na divisa com o município de Itupeva. Em conjunto, possuem 846 m³/h de disponibilidade hídrica.

mirim

Rio Capivari-Mirim – Classe 2

Com cerca de 30 km de extensão, é afluente do Rio Capivari. Sua captação está localizada no Bairro Mirim. É formado pela confluência dos córregos da Fazenda Quilombo (ou Monte Serrat) em Itupeva e do Bonfim em Campinas. Sua disponibilidade hídrica é de 1.100 m³/h.

Barragem do Rio Capivari-Mirim

Em 2013, o SAAE iniciou a construção de uma barragem para regularizar a vazão do Rio Capivari-Mirim. A represa ocupa uma área de 1,3 milhão de m², com um espelho d´água de 411 mil m², e tem capacidade de armazenar 1,3 bilhão de litros, suficientes para garantir o abastecimento durante os períodos de seca

A obra é orçada em mais de R$ 30 milhões com prazo de execução de dois anos. Peixes, pássaros e animais silvestres da área estão sendo monitorados por empresa ambiental.

Comprimento: 260 metros • Altura: 23 metros a partir da fundação.

Largura: 57,65 metros na base, afunilando até 6 metros na crista

Plantio de mais de 110 mil mudas de espécies nativas da região em novembro de 2015.