REPRESA DO RIO CAPIVARI-MIRIM

pq mirim_final

Entre os principais investimentos que realizados para ampliar a atual oferta de água, destaca-se a construção da Barragem do Rio Capivari-Mirim, que teve início em 2013 e está em funcionamento desde 2015.

Orçada em R$ 30 milhões, sendo 60% de recursos próprios do SAAE e o restante da FUNASA (Fundo Nacional da Saúde), repassados a fundo perdido, a barragem terá a função de regularizar a vazão do Rio Capivari-Mirim, manancial que hoje fornece cerca de 40% da água consumida no município, e dará origem a um lago com capacidade para armazenar 1,3 bilhões de litros, permitindo a captação durante todo ano, inclusive nos períodos de estiagem prolongada.

A área total do empreendimento, considerando as Áreas de Proteção Permanente (APPs) e a área do espelho-d´água, é de 1,3 milhão de metros quadrados.

A Barragem tem 260 metros de comprimento, 6 metros de largura, 23 metros de altura máxima sobre a fundação e espelho-d’água de 41,1 hectares (411 mil m2). A extensão de espelho d´água é de 2,5 km.

No entorno da Represa foram plantadas 110 mil mudas de árvores para formação de mata ciliar e proteção do manancial.

Um novo Parque Ecológico está sendo formado no entorno onde a população poderá desfrutar de uma área de lazer voltada para a educação ambiental.