PARQUE DO MIRIM

mapa pq mirim2

Para fazer o download do Mapa do Parque do Mirim, CLIQUE AQUI.

O Parque do Mirim, ao redor da represa do rio Capivari-Mirim, é uma Área de Preservação Ambiental para promover a educação ambiental e a sensibilização da importância da preservação dos recursos hídricos e ambientais da região.

Aqui você vai desfrutar de muita informação e conhecimento sobre Bacia Hidrográfica, Mata Ciliar, Fauna, Flora e Ictiofauna em painéis espalhados pela área principal e se divertir nos locais de lazer com a família e amigos.

.

O PARQUE

Aqui você vai encontrar muitas atrações para se divertir e descansar perto da natureza: uma verdadeira área verde em formação, com árvores nativas plantadas pela população e pelo Saae, deques para pesca, pedalinhos, parquinho, academia para a terceira idade, pista de caminhada, mirante, quadras de vôlei de areia, futebol society e poliesportiva com vista para uma linda represa.

.

INFORMAÇÕES ÚTEIS

Horário de Funcionamento: diariamente, das 7h às 20h (com saída até as 21h).

É proibido nadar na represa.

Para ver o Decreto Municipal nº 13.070 que regulamenta as atividades no Parque do Mirim, CLIQUE AQUI.

DCIM100MEDIADJI_0204.JPG

Entre os principais investimentos realizados para ampliar a atual oferta de água, destaca-se a construção da Barragem do Rio Capivari-Mirim, que teve início em 2013 e está em funcionamento desde 2015.

Orçada em R$ 30 milhões, sendo 60% de recursos próprios do SAAE e o restante da FUNASA (Fundo Nacional da Saúde), repassados a fundo perdido, a barragem tem a função de regularizar a vazão do Rio Capivari-Mirim, manancial que hoje fornece cerca de 40% da água consumida na zona norte do município. A barragem deu origem a um lago com capacidade para armazenar 1,3 bilhão de litros, permitindo a captação durante todo ano, inclusive nos períodos de estiagem prolongada.

A área total do empreendimento, considerando as Áreas de Proteção Permanente (APPs) e a área do espelho-d´água, é de 1,3 milhão de metros quadrados.

O maciço da Barragem tem 260 metros de comprimento, sua base tem 57,65 metros de largura e 6 metros de largura no topo, 23 metros de altura máxima sobre a fundação e espelho-d’água de 41,1 hectares (411 mil m2). A extensão de espelho d´água é de 2,5 km.

No entorno da Represa foram plantadas 110 mil mudas de árvores para formação de mata ciliar e proteção do manancial.

A empresa SOU Indaiatuba disponibiliza aos seus usuários, transporte coletivo partindo diariamente do Terminal Central e com horários especiais aos sábados e domingos.

.

Linha 325 – Parque do Mirim / Terminal Central (SÁBADO) / DOWNLOAD

Linha 325 – Parque do Mirim / Terminal Central (DOMINGOS E FERIADOS) / DOWNLOAD

 .