programa vida

Programa VIDA

O Programa VIDA – Valorização Indaiatubana da Água foi desenvolvido pelo Saae em parceria com Governo do Estado de São Paulo, através do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos), e contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação.

Durante dez meses promoveu 168 apresentações teatrais nas escolas da rede pública e particular do município, e cerca de 700 palestras com a comunidade, para debater a situação dos recursos hídricos da cidade.

O público alvo das palestras foram alunos, professores, membros de associações de classe, sociedades amigos de bairro, clubes de serviços, empresários e proprietários rurais, que serão orientadas por monitores, munidos de cartilhas e vídeos, que enfocaram a temática ambiental com ênfase na questão hídrica.

O início do Programa ocorreu em 22 de março de 2011, no Dia Mundial da Água, com a apresentação da peça teatral infantil “Um Pingo de Esperança”, protagonizada pela mascote da Sane, e sua turma, no Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba, (Ciaei), para mais de mil alunos e professores do Ensino Infantil e Fundamental I, da rede municipal.

As encenações prosseguiram nas escolas, tendo como objetivo expor situações de conflito ambiental, apontar soluções e, através de jogos didáticos e brincadeiras, apresentar sugestões de como valorizar os recursos hídricos do município.

Além da peça, os alunos do Ensino Infantil e Fundamental I receberam uma cartilha, em linguagem de história em quadrinhos (HQ), com o mesmo conteúdo da peça, cartelas de adesivos e imãs de geladeira com mensagens de conscientização.

As palestras foram iniciadas no segundo semestre/2011 e enfocaram a importância da água para o ser humano, a situação hídrica do município, economia de água, função e importância da mata ciliar, e os malefícios a que estão sujeitos os mananciais em razão da poluição e do assoreamento de seus leitos, além de dicas e curiosidades sobre temas correlatos.

As palestras para associados e funcionários do CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo – Regional de Indaiatuba), AIMI (Associação das Indústrias do Município de Indaiatuba) e Sindicato Rural deram ênfase à cobrança pelo uso da água, controle e qualidade da água tratada, programas governamentais de valorização dos recursos hídricos e saneamento básico, tratamento de efluentes nas empresas e no município, programa de coleta de óleo saturado e produção de biodiesel, reuso da água, formas de irrigação para melhor uso da água bruta e contaminação dos mananciais através de agrotóxicos.

O Programa tinha como meta, estimular a mudança de hábitos e atitudes relacionadas aos problemas diagnosticados e ir além, informar sobre programas ambientais de maior amplitude hoje em curso.

Cópias de todo material didático produzido pelo Programa VIDA estão disponíveis para serem utilizados como referência para alavancar o trabalho setorizado.

Cartilhas

Sane e seus amigos em Um Pingo de Esperança (Cartilha 1)

t300_cartilha_sane_teste

Programa VIDA – Cartilha 3

t300_programa_vida_-_cartilha_3