SAAE

O Saae – Serviço Autônomo de Águas e Esgotos, é uma autarquia municipal, criado em 1968 e suas atividades sendo iniciadas em 1970.  É responsável pelo abastecimento de água potável e pela coleta, afastamento e tratamento do esgoto gerado no município de Indaiatuba.

Como a maioria dos municípios do Estado de São Paulo, Indaiatuba tem limites na disponibilidade de água dos mananciais dos quais atualmente se serve para abastecimento público, principalmente nos períodos de seca.

Porém, mesmo com a crise hídrica que afetou todo Estado em 2014, a população indaiatubana pouco foi afetada por desabastecimento, em razão da boa gestão dos recursos hídricos desenvolvida pelo Saae e pela Prefeitura de Indaiatuba, que tem investido para otimizar e ampliar a oferta de água e garantir um abastecimento continuo e de qualidade para toda população.

Para atender os 239 mil habitantes, o Saae produz diariamente 64 milhões de litros de água tratada, atendendo a 98,5% da população com água potável e 96,23% com coleta de esgoto, dos quais 85,97% são tratados.

Com o objetivo de coletar e tratar 100% do esgoto da cidade, o sistema de esgotamento sanitário do município está sendo ampliado através da construção de novos interceptores e emissários de esgoto e também da ampliação da Estação de Estação de Tratamento de Esgotos Mário Araldo Candello, contribuindo ainda mais para a ampliação da oferta de água bruta.

Os Programas de educação ambiental e campanhas de conscientização também são constantes, visando reduzir o consumo e aumentar a vida útil dos nossos mananciais.