Nesta quinta no museu da água o Consórcio PCJ apresenta os destaques do ano no Projeto Gota D´Água e promove Encontro de Capacitação de Gestores

• Redatores: Consórcio PCJ
DCIM101MEDIADJI_0416.JPGadmin | SAAE | Indaiatuba -SP

DCIM101MEDIADJI_0416.JPG

PROJETO GOTA D´ÁGUA

O Consórcio PCJ promoverá no próximo dia 30 de novembro, a partir das 9h, no Museu da Água em Indaiatuba, acontecerá o último encontro do Projeto Gota d’Água de 2017, com a realização do Seminário de Avaliação das atividades do ano e a entrega do prêmio “Destaques do ano de 2017” às iniciativas da área de meio ambiente e educação ambiental, promovidas pelos participantes do projeto.

Os participantes este ano tiveram o desafio de enviar para avaliação de uma comissão interna do Consórcio PCJ vídeos de no máximo três minutos que narrassem as atividades realizadas pelos municípios e empresas associados, tendo como base o tema do Projeto Gota d’Água para esse ano: “Compartilhando Caminhos para Brasília 2018”.

Cinco Destaques foram escolhidos e que terão os vídeos apresentados na próxima quinta-feira à uma Comissão julgadora técnica composta por renomados nomes: Massimiliano Lombardo – Oficial de Meio Ambiente Setor de Ciências Naturais da Unesco Brasil, Adriana Braga – Professora e Doutora da UNIFESP e Tiago Georgetti – Consultor e Coordenador da Câmara Técnica de Educação Ambiental dos Comitês PCJ. Os vídeos selecionados foram dos representantes de Artur Nogueira, Campinas, Indaiatuba, Limeira e Nova Odessa.

Essa Comissão julgadora fará a eleição do melhor vídeo dentre os destaques do ano e concederá o Prêmio “Sua Gota faz a Diferença”. O vencedor ganhará o direito de participar do 8º Fórum Mundial da Água, com direito a passagens, hospedagem e uma credencial para todos os dias no evento.

CAPACITAÇÃO DE GESTORES E TÉCNICOS

No mesmo dia, as 14 horas também no Museu da Água, acontece o Encontro de Capacitação, intitulado “Programando o ano de 2018”, no qual será debatido oportunidades para o próximo ano.

Devido à crise hídrica que ocorreu em 2014/2015, ações de planejamento futuro em relação à gestão de recursos hídricos se fazem essenciais para estarmos preparados para a ocorrência de eventos extremos.

A capacitação contará com as apresentações da professora doutora, Adriana Braga; Marcio Garcia, do Departamento de Água e Energia Elétrica (DAEE), da assessora jurídica Lilian Bozzi, do secretário executivo, Francisco Lahóz e o assessor técnico, Flávio Stênico, pelo Consórcio PCJ.

A professora Adriana Braga fará uma exposição a respeito de implementação de projetos, de forma a motivar os funcionários na busca por oportunidades e métodos de elaboração de projetos.

Marcio Garcia e Lilian Bozzi vão apresentar as novas portarias de outorgas do DAEE, que tiram a necessidade de solicitação de outorgas para desassoreamento em represas e rios estaduais e de limpeza de álveos de cursos d’água e lagos, sendo necessário apenas cadastro prévio no órgão. Mais detalhes sobre essas ações serão apresentados no curso.

O Secretário Executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, juntamente com seu Assessor, Flávio Stenico, vão expor o Projeto Espaços Eco Hídricos, que busca fomentar a preservação dos recursos hídricos na região ao estimular ações de conservação, de ecoturismo e turismo rural, valorizando a difusão da cultura regional, gastronomia, hotelaria e ações que direta ou indiretamente possam vir a contribuir com o fortalecimento da sustentabilidade.