Saneamento Básico

• Redatores: Marco Matos – DCS/Saae
Posts para o site saneadmin | SAAE | Indaiatuba -SP

Ter saneamento básico é um fator essencial para o desenvolvimento de uma cidade, trazendo para a população melhorias na qualidade de vida. Essa melhora pode ser vista principalmente na saúde, pois a cada R$ 1 investido em saneamento, R$ 4 são economizados na saúde (OMS), e também na expansão do turismo, na valorização dos imóveis e na renda do trabalhador.

Saneamento Básico é composto por quatro fatores:

ABASTECIMENTO DE ÁGUA
O abastecimento de água potável é constituído pelas atividades, infraestruturas e instalações necessárias ao abastecimento público de água potável, desde a captação até as ligações prediais e respectivos instrumentos de medição. Abrange a captação em um corpo hídrico superficial ou subterrâneo, o tratamento, a reservação e a adução até os pontos de ligação. Para ser potável a água deve ser inofensiva a saúde do homem, agradável aos sentidos e propícia aos usos domésticos.

ESGOTAMENTO SANITÁRIO
O esgotamento sanitário existe com a função de afastar o contato de dejetos com a população, o que acaba sendo vetor de doenças e constitui-se pelas atividades, infraestruturas e instalações operacionais de coleta, transporte, tratamento e disposição final adequada dos esgotos, desde as ligações prediais até o seu lançamento final no meio ambiente. As redes de esgoto são projetadas para receberem somente esgoto. Portanto, o lançamento de água de chuva assim como objetos sólidos nas instalações de esgoto podem causar entupimentos, retorno de esgoto nos imóveis e romper.

DESTINAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos A limpeza urbana e o manejo de resíduos sólidos, considerados juridicamente como elementos integrantes do saneamento básico, representam o conjunto de atividades, infraestruturas e instalações operacionais de coleta, transporte, transbordo, tratamento e destino final do lixo doméstico e do lixo originário da varrição e limpeza de logradouros e vias públicas.

DRENAGEM URBANA
Drenagem e Manejo das Águas Pluviais Urbanas A drenagem e manejo das águas pluviais urbanas consiste no conjunto de atividades, infraestruturas e instalações operacionais de drenagem urbana de águas pluviais, de transporte, detenção ou retenção para o amortecimento de vazões de cheias, tratamento e disposição final das águas pluviais drenadas nas áreas urbanas. As águas de chuvas podem ser coletadas pelas calhas dos telhados e ralos dos pátios e quintais e conduzidas por tubulações independentes até a rua. Deste ponto, escoando pelas sarjetas, elas entram pelas bocas de lobo e nas galerias de águas pluviais desaguando nos corpos d’água.