Obra de ampliação da ETA III começa a ser urbanizada

  • Redatores: Marco Matos – DCS Saae
  • Release N.º: 1033
tr 20171204_085357admin | SAAE | Indaiatuba -SP

O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) e a ETC Empreendimentos e Tecnologia em Construção, iniciaram a urbanização na obra ampliação da Estação de Tratamento de Água – ETA III, localizada no bairro Pimenta.

Com a finalização das concretagens e a instalação das ferragens e guarda corpos e a interligação do novo módulo ao sistema existente, teve início a fase de testes e acabamento, já podem ser vistas áreas gramadas que fazem parte da urbanização da obra.

A impermeabilização da superfície dos tanques que compõem o Sistema de Coleta e Reaproveitamento da Água de Lavagem, com a finalidade de selar a parede, dar enchimento e impermeabilização, também já está sendo aplicada.

Este sistema já é usado pelo Saae desde 2014 quando foi instalado na Estação de Tratamento de Água (ETA I) localizada na Vila Avaí, é será aplicado em todas as ETAs por ser uma solução inovadora e eficaz para o combate ao desperdício.

AMPLIAÇÃO

A ampliação da Estação prevê um novo reservatório semienterrado com capacidade para armazenar 1 milhão de litros de água, um sistema de recuperação de água de lavagem, além dos filtros e decantadores dos módulos de tratamento.

O módulo em construção, quando entregue, terá a capacidade para tratar 150 litros por segundo, idêntico aos dois já existentes, aumentando de 300 L/s para 450 L/s, ou seja, um acréscimo de 50% na oferta de água tratada distribuída por esta Estação, para a zona Sul da cidade.