tr_DCS1258

Comunidade Judaica Anussim Brasil participa do Programa de Recuperação de Nascentes do Saae

  • Redatores: Marco Matos -DCS/Saae
  • Release N.º: 1076
tr_DCS1269admin | SAAE | Indaiatuba -SP

No domingo, 25, o Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) promoveu o plantio de 160 mudas na proximidade de uma nascente na região da fazenda Pimenta, e contou com a participação de membros da Comunidade Judaica de Campinas da Sinagoga Anussim Brasil, participantes do programa ambiental, desenvolvido dentro da própria comunidade, denominado OCIB Ambiental (um acrônimo para expressão judaica, Ohel Há’ Chaim de Israel no Brasil, que em português que significa “Tenda da vida de Israel no Brasil”). Está é a segunda participação do grupo, a primeira aconteceu no dia 4 de fevereiro onde fizeram o plantio de 110 mudas no Parque do Mirim.

A ação foi coordenada pelo tecnólogo em Gestão Ambiental – Ildo de Sousa Dias  que abriu com uma palestra que tratou de Técnicas de Recuperação e Preservação de Nascentes, para em seguida levar os vistantes para a área do plantio. O trabalho consiste recuperar a mata ciliar no entorno através do replantio de mudas nativas da região e principalmente conscientizar os agricultores, moradores e munícipes da importância que a redução do risco de contaminação, melhoria da qualidade da água disponibilizada e os benefícios da implementação de processos de proteção de nascentes e tratamento contínuo proporcionam para o meio ambiente e para o ser humano como usuário deste recurso.

A participação de grupos como a OCIB Ambiental é fundamental, pois, criam uma consciência ambiental e preservacionista no cidadão e nas novas gerações, que passam a compreender seu papel na natureza e a complexidade de manter um ecossistema saudável, algo essencial para o desenvolvimento sustentável de um município.

Ações como estas propiciam também o aumento da vazão de água disponível para captação, reduzindo o risco de escassez nas áreas rurais e o incremento na qualidade ambiental das propriedades rurais através da conscientização ao incentivo do reflorestamento.

MAPEAMENTO

Em maio de 2015 o Saae contratou uma empresa especializada, a Planegeo Consultoria, Diagnóstico Ambiental e Serviços Geológicos para realizar estudo e levantamento para a identificação e caracterização de afloramentos do lençol freático, nascentes, olhos d’água intermitentes e canal de drenagem das bacias hidrográficas que integram a rede hidrológica de Indaiatuba.

NASCENTE

Nascente é uma área onde há a aparição natural de água subterrânea de forma a possibilitar a formação e a sustentabilidade de um corpo d´água. É comum se caracterizar o acúmulo de água em determinadas áreas como nascente ou olho d’água: no entanto, se a água disponível procedente do subsolo não for suficiente para a manutenção do ecossistema ao qual se associa, esta área não se caracteriza como nascente.

_DCS1269
_DCS1258
_DCS1214
_DCS1254