mini_educa_agua-fig-(3)

Prefeitura e Saae iniciam entrega de camisetas do Educa Água aos alunos da Rede

  • Redatores: Sirlene Virgílio Bueno – RIC/PMI
  • Release N.º: 1077
tr_GFM4232admin | SAAE | Indaiatuba -SP

A Prefeitura de Indaiatuba e o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) iniciaram nesta semana a entrega de camisetas do Projeto Educa Água a estudantes da Rede Municipal de Ensino. As primeiras cerimônias de entrega foram realizadas na manhã de segunda-feira (26), nas Emebs (Escolas Municipais de Educação Básica) “Professora Elizabeth de Lourdes Cardeal Sigrist”, no Jardim Morada do Sol; “Professora Cleonice Lemos Naressi”, no Jardim Colibris; e “Professor João Baptista de Macedo”, no Jardim Monte Verde. As cerimônias contaram com as presenças do prefeito Nilson Gaspar (MDB), do superintendente do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos), Sandro de Almeida Lopes Coral, e a secretária da Educação, Rita de Cássia Trasferetti. Durante à noite foi feita a entrega de camisetas para alunos da Educação Infantil, no Ciaei (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba).

O objetivo do programa é a redução do consumo de água nas escolas do município, através da mudança de hábitos dos alunos e funcionários. Além das camisetas, o Saae apresenta uma peça de teatro e distribui cartilhas nas escolas e a Secretaria de Educação segue um cronograma de ações que são desenvolvidas durante todo o ano que prevê a abordagem do assunto em sala de aula, o acompanhamento da leitura do hidrômetro para que os alunos possam perceber o aumento e diminuição de consumo, possibilitando até mesmo verificar um possível vazamento e também a abordagem na feira de ciências, que acontece no mês de junho, onde os alunos irão demonstrar experiências que envolvam a temática Água e Sustentabilidade, à comunidade.

O prefeito Nilson Gaspar (MDB) ressaltou a importância de economizar água e pediu aos alunos para que façam o mesmo em suas casas. “Com o Projeto Educa Água conseguimos uma média de redução do consumo nas escolas em torno de 25%, o que é muito significativo para nós”, argumentou.

O superintendente do Saae lembrou que a parceria do Saae e Prefeitura na realização do Educa Água já dura quatro anos. “Acreditamos na importância desse trabalho de conscientização com as crianças e o prefeito Nilson Gaspar tem nos apoiado muito nesse sentido. Além das ações nas escolas, no Museu da Água também fazemos um trabalho forte de utilização responsável da água”, explicou.

A secretária de Educação falou da importância dessa parceria que levou o Projeto Educa Água para as escolas da Rede Municipal. “Essa camiseta traz duas mensagens importantes para nossas crianças. Ela traz os símbolos do projeto Educa Água e também do Programa Viver, para lembrar nossas crianças da importância de economizar água e também de dizer não às drogas”, reforçou a secretária.

As ações do Projeto Educa Água visam minimizar os problemas com a escassez, aumentando a vida útil dos mananciais, reduzindo o volume de água a ser captada e tratada. Outro benefício do combate ao desperdício de água é a redução do volume de esgoto a ser coletado e tratado, além da diminuição do consumo de energia elétrica e insumos utilizados nos processos de tratamento de água e esgoto.

Cronograma de entrega de camisetas do Educa Água

01/03/18 (quinta-feira)

8h – EMEB Prof. Leonel José Vitorino Ribeiro

9h – EMEB Prof. Nizio Vieira – Ensino Fundamental

10h30 – EMEB Profª. Maria Helena Costa e Silva (Campo Bonito)

14h30 – EMEB Profª. Sylvia T. C. Sannazzaro

16h – EMEB Profª. Aurea Moreira da Costa

05/03/18 (segunda-feira)

7h30 – C.E. Profª. Laura Fahl Correa

9h – C.E. Profª. Laura F. Correa

10h30 – EMEB Prof. Luiz Carlos B. de Moura

14h30 – EMEB Profª. Maria José A. Marachini

16h – EMEB Vicente Bernardineti

09/03/18 (sexta-feira)

8h – EMEB Profª. Maria Albertina B. Berdu

9h – EMEB Profª. Renata G. B. Anadão

10h30 – EMEB Prof. Aparecido B. dos Santos

14h – EMEB Padre Joaquim Aparecido Rocha

15h30 – Profª. Yolanda Steffen

15/03/18 (quinta-feira)

8h – -EMEB Doardo Borsari

9h30 – Dom Ildefonso Stehle

11h – EMEB Profª. Maria Nazareth Pimentel

14h30 – EMEB Prof. Antonio L. Balaminuti e EMEB Profª. Joanna Gurgel

16h – EMEB Profª. Maria Ignez Pinezzi –

17h30 – EMEB Prof. Osório Germano e Silva Filho –

16/03/18 (sexta-feira)

7h30 – EMEB Prof. Wellington Lombardi Soares

10h – EMEB Profª. Maria Cecília Ifanger

11h – EMEB Prof. Sérgio Mário de Almeida

15h – EMEB Prof. Wladimir Olivier

_GFM4109
_GFM4232
_GFM4165
_GFM4172