tr WhatsApp Image 2018-03-28 at 4.18.12 PM

Saae, Comdema, Fiec e Semurb recuperam nascente no Vale do Sol

  • Redatores: Renata Coutinho – DCS Saae
  • Release N.º: 1092
tr WhatsApp Image 2018-03-28 at 4.26.59 PMadmin | SAAE | Indaiatuba -SP

Nesta quarta, 28, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) com o apoio do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), Fundação Indaiatuba de Educação e Cultura (FIEC) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB), promoveu a limpeza e o plantio de mudas no entorno da nascente localizada na região do Vale do Sol.

As nascentes são afloramentos naturais do lençol freático que dão início a um curso d’água’, e sua preservação é de vital importância para manter a qualidade e quantidade da água.

O plantio foi feito por alunos da Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (FIEC) dos cursos de Química e Meio Ambiente, que primeiro foram ao auditório localizado na Estação de Tratamento de Água (ETA I) localizada na Vila Avaí, onde a professora da Fiec e membro do Condema, Simone dos Santos Siqueira, falou sobre as ações do Programa Rejuvenascentes, idealizado por ela e conta com o apoio de todos os órgãos citados acima, seguida pela  apresentação do professor Marco Antonio Secco, que falou sobre o funcionamento do Conselho; Juliano Rufini, do Saae, interlocutor suplente do Programa Município VerdeAzul (PMVA), do Governo do estado de São Paulo, que apresentou as diretivas e finalidade do programa; finalizando com o tecnólogo em Gestão Ambiental, Ildo de Sousa Dias, também do Saae e responsável pelo Programa de Recuperação de Nascente promovido pela autarquia e pela Semurb.

Também estavam presentes o superintendente do Saae, Sandro de Almeida Coral e o vereador e vice-presidente do Comdema, João de Souza Neto “Januba”,

Logo após as palestras, os alunos foram para o local da nascente, no Vale do Sol para realizar o plantio e conhecer de perto a nascente e a importância de sua manutenção. O secretário da Semurb, Leandro Dias de Souza e Guilherme Magnuson, também funcionário da secretaria e interlocutor do PMVA, estavam no local auxiliando no plantio.

RECUPERAÇÃO DE NASCENTES

Em maio de 2015 o Saae contratou uma empresa especializada, a Planegeo Consultoria, Diagnóstico Ambiental e Serviços Geológicos para realizar estudo e levantamento para a identificação e caracterização de afloramentos do lençol freático, nascentes, olhos d’água intermitentes e canal de drenagem das bacias hidrográficas que integram a rede hidrológica de Indaiatuba. E a partir deste estudo, vem fazendo um trabalho para manter e recuperar as nascentes do município.

REJUVENASCENTE

O Projeto Rejuvenascente elencará 30 nascentes de fácil acesso escolhendo duas para a prática de aula dos alunos, sabendo-se que Indaiatuba possui muitas nascentes e de diferentes características. Após as visitas serão elaborados relatórios contemplando o tema Águas Subterrâneas e Preservação das Nascentes possibilitando o estudo mais aprofundado enfatizando a responsabilidade socioambiental da FIEC e propiciando aos alunos a apropriação de novos conhecimentos através de competências e habilidades empíricas qualificando-os para o mundo do trabalho.

WhatsApp Image 2018-03-28 at 4.18.12 PM
WhatsApp Image 2018-03-28 at 4.18.14 PM
WhatsApp Image 2018-03-28 at 4.18.31 PM
WhatsApp Image 2018-03-28 at 4.26.59 PM