ESSA IMG_20180724_111247971_p

Equipe do Consórcio PCJ participa da Assembleia Geral do CONIRPI e visita barragem no Capivari-Mirim

  • Redatores: Sérgio Gatolini -DCS Saae
  • Release N.º: 1137
ESSA IMG-20180724-WA0098_padmin | SAAE | Indaiatuba -SP

Na terça-feira (24), a equipe da secretaria executiva do Consórcio PCJ participou da Assembleia Geral do CONIRPI (Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Piraí) do qual possui Termo de Cooperação Técnica.

Acompanharam à visita o prefeito de Indaiatuba e vice-presidente de Educação e Sensibilização Ambiental da entidade, Nilson Gaspar, o prefeito de Salto, José Geraldo Garcia, a Superintendente Adjunta do Saae e atual Superintendente do CONIRPI, Vanessa Kühl, entre outras autoridades. Participaram da visita pelo Consórcio PCJ, o secretário executivo, Francisco Lahóz, o coordenador de projetos, José Cezar Saad e o assessor técnico, Flávio Forti Stenico. Após a reunião realizada no auditório do Museu da Água, foi realizada visita técnica à barragem do rio Capivari-Mirim.

O grupo pode conferir o reservatório, e a finalização das obras que transformarão a área em seu entorno num Parque Ecológico, configurando-se num espaço destinado ao lazer e ao estudo do meio para a população e grupos agendados.

As áreas de convívio com quiosques, academia para a terceira idade, fonte interativa, playground, deques de pesca, mirante, quadra de futebol society e de areia serão uma nova opção de lazer em família aos habitantes Indaiatubanos.

Nestas áreas os visitantes terão informações sobre o meio ambiente local, através de painéis educativos, com informações sobre fauna, flora, ictiofauna, piracema, conservação e agressões ao meio ambiente, mata ciliar, bacia hidrográfica do rio Capivari-Mirim e resíduos sólidos.

A barragem do Rio Capivari-Mirim foi construída para armazenar 1,3 bilhão de litros de água. Ela ampliou a segurança hídrica para o abastecimento do município pelas próximas décadas. No entorno dela, o Parque do Mirim pretende somar à função de armazenar água, práticas de lazer e educação ambiental.

BARRAGEM DO RIBEIRÃO PIRAI

Antes da visita ao Reservatório do rio Capivari-Mirim, a equipe do Consórcio PCJ ao lado dos prefeitos de Indaiatuba, de Salto e suas equipes técnicas, realizaram a Assembleia Geral sobre a aprovação das alterações do Projeto para a construção da Barragem no Ribeirão Piraí, na divisa de Salto e Itu, que agora se dará em duas etapas.

A Barragem do Piraí será mais uma importante obra para sustentabilidade hídrica dos municípios envolvidos.

ESSA IMG_20180724_111247971
ESSA IMG-20180724-WA0098