lavagem de cafe_p

Encontrado material de interesse histórico na região da futura barragem do Piraí

  • Redatores: : Marco Matos – DCS Saae
  • Release N.º: 1138
Fazenda Pedra Branca_padmin | SAAE | Indaiatuba -SP

O grupo de arqueólogos da VEC Engenharia e Gestão Ltda, durante o trabalho de coleta de amostras realizado na área que será alagada pela futura barragem do Pirai, encontrou material de interesse histórico composto por edificações em alvenaria de tijolos. Este trabalho está sendo executado a pedido do Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Pirai (CONIRP), que é constituído por quatro municípios Indaiatuba, Itu, Salto e Cabreúva e faz parte do processo de licenciamento para o futuro início das obras. Todo o material encontrado será apropriadamente catalogado, preservado e será transformado em patrimônio para ser consultado futuramente.

Muito do material foi localizado nas cercanias da Fazenda Pedra Branca, no município de Salto, é composto por casa sede, casas de colono, capela, canaletas de água, terreiro de café, entre outras. Todo este trabalho é de vital importância para preservar a memória do folclore, costumes e hábitos desta região. Povoada por famílias que ainda tem vínculos com a terra.

Foi constatado que o conjunto de edificações, levando em conta a tecnologia construtiva e a disposição das mesmas, atrelado as pessoas que ali residem, remete a um modo de vida muito diferente daqueles praticados hoje, o que denotará mais escavações em busca de vestígios arqueológicos ligados a ocupações próximas, descrição do arranjo espacial das edificações e documentação do modo de vida da região onde está inserida a Fazenda Pedra Branca e as demais fazendas do entorno.

O trabalho dos arqueólogos é o de registrar e analisar esta região, para determinar fatos de relevância histórica que possam ter ocorrido, e determinar o grau de interferência da obra, para que sua execução ocorra com o menor impacto possível. Este é apenas um dos cuidados tomados, já está em andamento todo o processo de desapropriação e em breve terão início a catalogação e manejo da fauna e flora local.

“Para nós do Saae, apoiar o CONIRP é muito importante, pois a barragem do Pirai garantirá o crescimento de nossa região. ” Afirma o superintendente do Saae, engº Sandro Coral.

BARRAGEM

A barragem do Ribeirão Piraí será construída na divisa dos municípios de Itu e Salto. Terá 386 metros de comprimento, 15 metros de altura, espelho d´água de 1,3 km² e capacidade para armazenar 9 bilhões de litros de água.

A área total a ser desapropriada é de mais de 2,97 km². A obra garantirá a ampliação do volume de captação dos municípios de Indaiatuba, Salto e Itu.

Fazenda Pedra Branca detalhe
Fazenda Pedra Branca
lavagem de cafe