hidroh

Substituição de Hidrômetros antigos é importante para o Combate as Perdas

  • Redatores: Renata Coutinho – DCS Saae
  • Release N.º: 1149
hidrohadmin | SAAE | Indaiatuba -SP

O Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Indaiatuba (Saae) faz regularmente a substituição dos hidrômetros com mais de 5 anos de uso, como uma forma de diminuir as perdas de receita e de água tratada.

O hidrômetro é um aparelho de medição que registra continuamente o volume de água consumido e seu perfeito funcionamento garante a correta medição. Com o uso constante, os componentes internos do equipamento sofrem desgaste, passando a não registrar o volume correto.

Por esse motivo o Saae realiza, gratuitamente, a substituição dos hidrômetros com mais de 5 anos de uso, seguindo a recomendação do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO) para garantir a eficiência do equipamento.

A troca é realizada pelo departamento de Hidrometria e Fiscalização, que este ano já substituiu 11.340 aparelhos, não só os com mais de 5 anos de uso, mas também os danificados ou que apresentam erro de leitura. Até o final do ano espera-se trocar 12 mil unidades.

Com a substituição, o novo hidrômetro passa a marcar com mais precisão, registrando o real consumo do imóvel.

COMO ACOMPANHAR SEU CONSUMO

A água tratada que vem pela rede de distribuição, entra pelo cavalete e apenas irá passar pelo hidrômetro quando houver consumo. É importante o acompanhamento do consumo através do hidrômetro, inclusive para que seja verificado possíveis vazamentos.

Entenda seu hidrômetro:

Os 4 números em pretos indicam o consumo registrado em m³;

Os 2 números em vermelho registram o consumo a cada 10 e 100 litros;

O disco localizado no centro, quando em movimento, indica que existe consumo;

O 1° mostrador circular indica consumo a cada 10 litros e o segundo a cada 1 litro.

Para calcular o consumo, subtraia a leitura atual (indicada no visor de números pretos), da leitura anterior indicada na conta. Por exemplo:

consumo p1admin | SAAE | Indaiatuba -SP
hidro