ilustração assoreamento p

O que é assoreamento?

• Redatores: Marco Matos/Renata Coutinho – DCS Saae
ilustração assoreamento padmin | SAAE | Indaiatuba -SP

Assoreamento é o processo em que cursos d’água são afetados pelo acúmulo de sedimentos, o que resulta no excesso de material sobre o seu leito e dificulta a navegabilidade e o seu aproveitamento. Originalmente, esse é um processo natural, mas que é intensificado pelas ações humanas, sobretudo a partir da remoção da vegetação das margens dos rios, do lixo e resíduos de construção nas vias.

O processo de assoreamento costuma ocorrer da seguinte forma: com as chuvas, o solo é lavado, ou seja, a sua camada superficial é removida, e os sedimentos (partículas de solo e rochas) são transportados por escoamento em direção aos rios, onde são depositados. Quando não há obstáculos para esses sedimentos, função geralmente exercida pela vegetação, uma grande quantidade é depositada no fundo das redes de drenagem.

Em cursos hídricos que passam pelo perímetro urbano, como o córrego do Barnabé, que recebe grande parte da água pluvial da cidade, trazendo os resíduos das ruas para dentro do córrego, o problema é ainda maior, e seu desassoreamento é constante, ainda mais por se tratar de um manancial de abastecimento.

Esse material depositado é levado pelo próprio rio e, quando encontra locais mais planos, onde a velocidade do curso d’água não é muito acelerada, deposita-se no fundo, acumulando e, eventualmente, formando bancos de areia ao longo do curso d’água. Quando a quantidade de sedimentos é muito grande e pesada, eles transportam-se por rolamento (no fundo dos rios) ou se acumulam no leito normal, trazendo prejuízos ao escoamento fluvial.

Quando o ser humano remove a vegetação, principalmente a mata ciliar (a vegetação que se encontra nas margens dos cursos d’água), o processo acima citado intensifica-se, além de gerar o surgimento de erosões nas proximidades do próprio rio.

DESASSOREAMENTO

O Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Indaiatuba (Saae), faz periodicamente o desassoreamento dos corpos d’água do município, usando máquinas a retirada do excesso de vegetação e sedimentos, limpeza e aprofundamento do leito.

ilustração assoreamento