essa_DCS3538P

Saae substitui rede de esgoto com cinco metros de profundidade

• Redatores: Marco Matos – DCS Saae
essa_DCS3526Padmin | SAAE | Indaiatuba -SP

O Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) realiza esta semana a substituição de 85 metros de rede coletora de esgoto de manilha de barro por tubos de PVC, com diâmetro de 200 mm, na rua Carlos Sthal com rua Mariquinha Bicudo, entre o Jd. Lauro Bueno de Camargo e Jd. Monte Verde.

A obra visa tornar a rede de afastamento de esgoto nesta região mais eficiente e segura. O trabalho consiste em instalar uma nova rede com 1,5 metros de profundidade para substituir a antiga instalada a cinco metros de profundidade, que será desativada ao final das obras.

Também está sendo feito o trabalho de desativação dos poços de visita existentes, e a instalação de três novos para garantir o fácil acesso para a manutenção desta rede.

“Com o frio, a gordura solidifica e pode entupir as redes, causando grandes transtornos à população. Outro agravante é que essa gordura se mistura com o lixo jogado pela população nos vasos sanitários, ralos e pias das residências, causando o entupimento. Por isso esse tipo de ação é importante, mas, a conscientização das pessoas é o único caminho para acabar com esses problemas”, comenta o superintendente do Saae, engº Sandro Coral.

POÇO DE VISITA

Poço de visita é o termo pelo qual se designa a instalação (normalmente urbana) por onde se tem acesso às redes de serviços subterrâneos, no caso esgoto, consiste em uma tampa, que circular de profundidade variável (de menos de 1m a vários metros), divididos em dois compartimentos: a “chaminé e o “balão”. A “chaminé” é a parte mais estreita pela qual se tem acesso ao “balão”, a parte mais ampla na qual se fazem os serviços necessários.

essa_DCS3526
essa_DCS3530