hagora

Funcionárias do Saae recebem palestra sobre prevenção do câncer de mama

• Redatores: Sérgio Gatolini – DCS Saae
saladaxadmin | SAAE | Indaiatuba -SP

O Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Indaiatuba (SAAE) realizou dia 18, (quinta-feira) um evento especial dedicado à prevenção do Câncer de Mama.
O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.
O evento foi organizado pela Assistente Social Mirna Otranto e teve a colaboração das Voluntárias de Apoio de Combate ao Câncer (VOLACC), que deram seus depoimentos pessoais na luta contra a doença. Foram momentos de muita emoção entre os presentes que se sensibilizaram sobre a importância do diagnóstico precoce da doença que mais mata mulheres em todo o mundo.
Nas palavras do superintendente do Saae, engº Sandro Coral, “essas guerreiras são um exemplo para todos nós. Elas deixaram a mensagem que vale a pena lutar com todas as forças. E temos também, a importância da prevenção e da necessidade de adotarmos hábitos mais saudáveis no dia a dia”.

Agradecimento
O SAAE agradece a presença dessas guerreiras que deram uma aula de otimismo e esperança. São elas: Fernanda Campos, Vanda Omeda, Neuza Yoshizane, Luciene Silva Santos, Antônia Gonçalves e Maria do Rosário (depoimentos no auditório da vila Avaí); Fernanda Cristina Ribeiro, Eliane Ramos, Antônia Gonçalves, Áurea Maria dos Santos, Fátima Ferreira e Elizabeth Borghezani (depoimentos no refeitório do Escritório Central).

Outubro Rosa
O movimento surgiu em 1990 quando aconteceu a primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova Iorque, e desde então, é promovida anualmente na cidade. Entretanto, somente em 1997 é que entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de Outubro como epicentro das ações. Hoje o Outubro rosa é realizado em vários lugares do mundo.

O Saae e o Outubro Rosa
Em apoio à campanha, o SAAE adotou uma iluminação especial em quatro de seus reservatórios.
Durante o mês de outubro, a cor rosa, que simboliza o movimento, decora os reservatórios no Jardim Morada do Sol, no Jardim Lauro Bueno, no antigo terminal rodoviário e no condomínio Maison Du Parc.