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Rapidez no atendimento garante qualidade do serviço prestado pelo Saae à população

  • Redatores: Renata Coutinho/Marco Matos – DCS Saae
  • Release N.º: 1176
essa_DCS3983 padmin | SAAE | Indaiatuba -SP

O Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Indaiatuba (SAAE) disponibiliza diversos canais de atendimento à população, por onde recebe variados tipos de solicitações e informações relacionadas aos serviços prestados pela Autarquia em nossa cidade.

E é através do CAT 0800, que funciona 24h por dia, que o Saae recebe as solicitações de emergência, como vazamentos, onde o atendimento precisa ser realizado com mais agilidade e rapidez. A partir da ligação do usuário, as telefonistas emitem a Ordem de Serviço (OS) que será distribuída as equipes operacionais do departamento de Obras para executarem os serviços. O canal atende em média 6000 (seis mil) ligações por mês, com as mais variadas solicitações de informações e serviço.

O serviço mais solicitado é o de conserto de vazamentos em cavaletes, com uma média mensal de 280 (duzentos e oitenta) OS’s emitidas, e também é o serviço que tem sua execução feita com mais rapidez, são 40 (quarenta minutos) em média desde a emissão da OS até a finalização do serviço.

Veja abaixo o tempo médio de atendimento dos serviços mais solicitados através do 0800, desde a emissão da Ordem de Serviço até sua execução, pelo pessoal do departamento de Obras:

  1. Vazamento cavalete – 40 minutos
  2. Desobstrução em ligação de esgoto predial – 1 hora
  3. Vazamento em ramal – 1 hora e 50 minutos
  4. Fornecimento de registro (cavalete PVC) – 40 minutos
  5. Vazamento em rede – 2 horas e 50 minutos

Estes prazos se aplicam em situações normais de atendimento, já os vazamentos em adutoras, por exemplo, demandam um tempo maior para seu conserto pois o procedimento é mais complexo, até que identifique o local correto do vazamento, seja feito o fechamento dos registros para o esgotamento total da adutora para possibilitar o conserto e o conserto, que pode apresentar inúmeras dificuldades, o reparo de redes antigas, que possua espessura diferente do padrão existente fique difícil prever o tempo de reparo.

O Saae possui outros canais disponíveis à população como o Balcão de Atendimentos do escritório central, Fiscalização e Hidrometria, site e as página do Facebook e Instagram, onde o usuário pode entrar em contato para informações em geral, críticas e sugestões.

O balcão de atendimento do Escritório Central, tem uma média mensal de 4.368 (quatro mil, trezentos e sessenta e oito) atendimentos, onde são emitidas segundas vias de conta e geram protocolos sobre os mais variados tipos de serviços como ligações de água/esgoto, registro de hidrômetro, religação por corte, vistoria de habite-se, análise de água, alteração de titularidade, etc.

Já o Departamento de Hidrometria e Fiscalização, realiza através da sua equipe serviços de fiscalização e orientação ao usuário, combate às fraudes em residências, comércios e industrias. As mais comuns envolvem ligações clandestinas (gato), violações e fraudes na medição do consumo de água, ligações diretas de água sem o uso de hidrômetro e religação sem autorização. O departamento realiza mais de 2000 (dois mil) atendimentos por mês.

Serviços:

Escritório Central do Saae: Rua Bernardino de Campos, 799 – centro (ao lado da delegacia). O horário de atendimento – de segunda à sexta, das 8h às 17h.

Serviço 0800 77 22 195 (24 horas de plantão – 7 dias da semana) para ligações de Indaiatuba. Outras localidades podem entrar em contato através do telefone (19) 3834-9400.

Site: www.saae.sp.gov,br, Facebook: www.facebook.com/SAAE e Instagram: @saaeindaituba.

 

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