essa_DCS5461_p

Tem início o desassoreamento do primeiro lago do Parque Ecológico

• Redatores: Marco Matos/ Renata Coutinho – DCS Saae
essa_DCS5453_padmin | SAAE | Indaiatuba -SP

O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (SAAE) deu início ao desassoreamento do primeiro lago do Parque Ecológico, formado pelo Córrego do Barnabé, um dos cartões postais de Indaiatuba.

Por estar em perímetro urbano e cortar boa parte do município, o córrego precisa ser frequentemente desassoreado, principalmente por receber grande parte das águas pluviais trazendo resíduos das ruas e galerias.

Em 2011 e 2014 esse primeiro trecho já foi aprofundado em dois metros, limite determinada pelo leito rochoso que compõe o fundo da lagoa.

As máquinas já estão no local fazendo o trabalho de desviar o fluxo da água para que a lagoa fique seca, possibilitando a retirada de até 1,5 mil caminhões de lama e o aumento da profundidade para dois metros, atualmente a lagoa se encontra com 20 centímetros de profundidade.

O conjunto total de lagoas do parque integra o sistema do Córrego Barnabé, responsável por 7,5 da captação da cidade. A secagem será feita de forma natural, abrindo caminho para a água escorrer para outras lagoas.

“Estamos limpando a lagoa que forma o cartão postal de Indaiatuba e é importante que a população não jogue lixo nas ruas e armazene corretamente os materiais de construção”. Adverte o superintendente do Saae, engenheiro Sandro Lopes Coral.

essa_DCS5453
essa_DCS5461