essa_DCS5681_p

Saae realiza instalação dos novos painéis elétricos e transformadores na ETE Mário Araldo

  • Redatores: Marco Matos – DCS Saae
  • Release N.º: 1200
essa_DCS5671_padmin | SAAE | Indaiatuba -SP

O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (SAAE) e a Construtora Elevação, responsável pela obra de ampliação e adequação da Estação de Tratamento de Esgotos Mario Araldo Candello (ETE MAC), fazem nessa segunda-feira (4), a instalação dos novos painéis elétricos e transformadores que irão operar toda estação.

A intervenção, deve durar cerca de 12 horas, e para que não seja necessária a parada da estação, ela será alimentada por 3 (três) geradores de 750 Kilovoltamperes (kva’s), consumindo aproximadamente 100 litros de diesel por hora. Eles serão responsáveis por manter o funcionamento das 2 lagoas de tratamento ativas até a finalização do processo.

Além desses geradores, também foram instalados mais dois de 2000 kva’s, caso haja um “blackout”, permitirá o funcionamento normal da estação. O mesmo conjunto está dimensionado para atender a uma sexta lagoa de tratamento, prevista para ser construída quando necessária.

“Esta obra quando finalizada tornará ainda mais eficiente nosso sistema de tratamento de efluentes, tornando ainda menor o impacto que o crescimento da cidade tem no meio ambiente de nossa região. ” Comenta o superintendente do Saae, engº Sandro Coral.

ETE MÁRIO ARALDO CANDELLO

A ETE MAC está sendo adequada e ampliada para tratar 100% do esgoto coletado no município. A estação utiliza um dos mais avançados métodos de tratamento de esgoto do mundo: o biológico, pelo processo de lodo ativado por aeração prolongada com ar difuso, cuja finalidade é introduzir ar atmosférico na massa líquida. A eficiência mínima será de 95% na remoção de DBO e de 80% na remoção de nutrientes (NTK).

A ampliação também contempla o modelo de tratamento terciário através de desinfecção do efluente por hipoclorito de sódio e utilização de membranas ultra filtrantes no processo de produção de água de reuso. O resultado do tratamento será um produto que poderá ser utilizada por empresas que não usam água tratada em suas linhas de produção, para lavagem de ruas e rega de jardins.

essa_DCS5681
essa_DCS5671
_DCS5659