essa_DCS5569_p

Programa de Recuperação de Nascentes e Sustentabilidade Hidríca do Saae inicia trabalhos em parceria com Proprietário Rural

  • Redatores: Marco Matos/ Renata Coutinho – DCS Saae
  • Release N.º: 1202
essa_DCS5592_padmin | SAAE | Indaiatuba -SP

O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (SAAE), dando prosseguimento ao Programa de Recuperação de Nascente em nosso município, prepara o plantio de 2 mil mudas de arvores nativas no Sitio São Bento localizado em Helvétia, as margens do rio Capivari Mirim.

Nesta etapa a Área de Proteção Permanente (APP) foi delimitada e cercada, para evitar o pisoteio de animais de grande porte, medidas de contenção de erosão e o plantio de mudas nativas dando as condições necessárias para recomposição da mata ciliar. Estas ações também farão a conectividade dos fragmentos florestais existentes na propriedade, formando assim um corredor ecológico que permitirá o livre deslocamento de animais e a dispersão de sementes.

O Programa além da conservação das nascentes, visa conscientizar os agricultores, moradores e munícipes da importância desse recurso para a melhoria da qualidade e do aumento na disponibilidade hídrica, reduzindo o risco de escassez e a melhora na qualidade ambiental das áreas rurais e do município. Uma parceria essencial para o sucesso do programa é a participação do produtor rural, uma vez que após o término da implantação das medidas de recuperação, cabe ao proprietário da área a manutenção e preservação da APP.

“Se pensarmos que preservar é mais barato que recuperar, participar deste programa é extremamente vantajoso para o proprietário de área rural, além de garantir este patrimônio para as futuras gerações. Cada um fazendo sua parte o sucesso é garantido. ” Afirma Rubens Galdino F. de Carvalho Filho, proprietário do Sitio.

As ações são coordenadas por técnicos do SAAE e prefeitura, que fornecem orientação técnica e o material necessário cabendo ao proprietário rural a manutenção da área reflorestada.

Com o progresso do programa espera-se a participação de outros proprietários rurais que queiram fazer a adequação ambiental de sua propriedade.

CORREDOR ECOLÓGICO

É o nome dado à faixa de vegetação que pode ter, por objetivo, ligar grandes fragmentos florestais ou unidades de conservação separados pela atividade humana (estradas, agricultura, clareiras abertas pela atividade madeireira etc.), possibilitando o deslocamento da fauna entre as áreas isoladas e, consequentemente, a troca genética entre as espécies e a dispersão de sementes. Tem a finalidade de diminuir os efeitos da fragmentação dos ecossistemas, aumentando a cobertura vegetal. É importante para a manutenção do fluxo de espécies entre fragmentos naturais e, com isso, a conservação dos recursos naturais e da biodiversidade. São, portanto, uma estratégia para amenizar os impactos das atividades humanas sob o meio ambiente e uma busca ao ordenamento da ocupação humana para a manutenção das funções ecológicas no mesmo território.

MAPEAMENTO

Em maio de 2015 o Saae contratou uma empresa especializada, a Planegeo Consultoria, Diagnóstico Ambiental e Serviços Geológicos para realizar estudo e levantamento para a identificação e caracterização de afloramentos do lençol freático, nascentes, olhos d’água intermitentes e canal de drenagem das bacias hidrográficas que integram a rede hidrológica de Indaiatuba.

NASCENTE

Nascente é uma área onde há a aparição natural de água subterrânea de forma a possibilitar a formação e a sustentabilidade de um copo d´água. É comum se caracterizar o acúmulo de água em determinadas áreas como nascente ou olho d’água: no entanto, se a água disponível procedente do subsolo não for suficiente para a manutenção do ecossistema ao qual se associa, esta área não se caracteriza como nascente.

É o começo do curso de água e o fim do curso é chamado de foz, sendo que um curso de água corre de montante para jusante. As fontes são resultantes da água da chuva que infiltrou no solo e se acumulou no lençol freático (bacias de água embaixo do solo)

essa_DCS5592
essa_DCS5637
essa_DCS5569
essa_DCS5585_b