Museu da Água recebe 5º Encontro Regional do Projeto Gota d’Água

Museu da Água recebe 5º Encontro Regional do Projeto Gota d’Água

• Redatores: Sérgio Gatolini – DSC Saae
WhatsApp p2admin | SAAE | Indaiatuba -SP

O 5º encontro regional do Projeto Gota d’Água 2019 aconteceu na última quarta-feira (08), no Museu da Água, em Indaiatuba (SP), com o tema “Desafio Água e Saneamento”. O evento reuniu educadores, representantes de Meio Ambiente e Educação e gestores de saneamento e abastecimento de água de Campinas, Jundiaí, Itupeva, Valinhos, Salto, Louveira, Capivari e Nova Odessa, além do município sede. O encontro foi conduzido por Andréa Borges, gerente técnica do Consórcio PCJ e coordenadora do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental responsável pela realização do Gota d’Água e pelo Doutor em Biologia e Diretor da Ecosuporte Assessoria Ambiental.

Como nos eventos anteriores, as atenções se voltaram à gestão da água e ao direito universal ao saneamento básico. Além de conhecerem as experiências do projeto, os participantes tiveram a oportunidade de expor realidades regionais, compartilhar ideias e fazer sugestões a respeito desses dois temas principais.

Este ano, o Projeto Gota d’Água será realizado em uma área bem mais abrangente e vai contemplar quatro bacias hidrográficas (PCJ, Pardo, Tietê Jacaré e Sorocaba Médio Tietê). Desde a criação, em 2015, o projeto capacita em média 150 mil pessoas ao ano com educação e sensibilização ambiental voltadas à gestão hídrica e proteção dos rios, além de promover o uso sustentável da água e a conservação do meio ambiente.

Até junho, estão programados dez encontros regionais com o tema “Desafio Água e Saneamento”. O próximo evento está marcado para 15 de maio, em Limeira (SP)

PROJETO GOTA D’ÁGUA

O projeto “Semana da Água”, promovido desde 1994 nas Bacias dos Rios Piracicaba Capivari e Jundiaí (PCJ), foi remodelado pelo Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio PCJ e, a partir de 2014, passou a fazer parte do “Projeto Gota d’Água: #PreserveCadaGota”. A iniciativa tem como objetivo intensificar as ações de educação ambiental que extrapolem a execução das Semanas da Água nos municípios, o que de fato já ocorria na prática. Em média, 150 mil pessoas são capacitadas pelas ações do projeto por ano nas Bacias PCJ. Em 2019, as capacitações têm como proposta debater o tema água e saneamento, por meio de uma parceria inédita e exclusiva com a ARES-PCJ, a agência de regulação dos serviços de saneamento, o que ampliou os municípios atendidos pelo projeto.

WhatsApp Image 2019-05-08 at 12.12.20
WhatsApp Image 2019-05-08 at 12.12.21