essa 1_p

Prefeito vai à Brasília e garante aprovação para execução da obra do Piraí

• Redatores: Rose Parra/Marco Matos – DCS Saae
essa 1_padmin | SAAE | Indaiatuba -SP

O prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar (MDB), esteve em Brasília na quarta-feira (3),  acompanhado do prefeito de Salto, José Geraldo Garcia e da superintendente adjunta do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Vanessa Kühl, todos  representando o Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Piraí, (CONIRPI), para reunião com o Secretário Nacional de Saneamento, Jonathas Assunção Salvador Nery de Castro, onde conseguiram a aprovação para que obra de construção da Barragem do Ribeirão Piraí seja feita em 2 etapas

A reunião contou também com a participação da diretora do Departamento de Repasses a Projetos, Michelli Miwa Takahara, do Coordenador-Geral de Projetos do Setor Público, Cássio Felipe Bueno, e o Chefe de Gabinete do secretário, Geraldo Melo Correa.

O valor estimado para a construção da 1ª fase da obra da Barragem do Ribeirão Piraí é da ordem de R$ 60 milhões, o qual será proveniente do Termo de Compromisso firmado com a Caixa, referente ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), a fundo perdido.

“Tivemos uma reunião muito positiva com o Secretário e com sua equipe. Ficou autorizada a execução da obra em duas etapas e também um compromisso do Ministério em colaborar a conseguir suplementação da verba para execução da segunda fase. A documentação seguirá para a Caixa Econômica Federal e em breve será possível licitar a primeira etapa”, explica Gaspar.

Barragem Ribeirão Piraí

Vale ressaltar a importância da construção da barragem do Ribeirão Piraí que será construída na divisa dos municípios de Itu e Salto. Terá 386 metros de comprimento, 15 metros de altura, espelho d´água de 1,3 km² e capacidade para armazenar 9 bilhões de litros de água. A área total desapropriada é de mais de 2,97 km². A obra garantirá a ampliação do volume de captação dos municípios de Indaiatuba, Salto, Itu e Cabreúva.

CONIRPI

O Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Piraí, foi criado e instalado solenemente no dia 12 de junho de 2003, pelos municípios de Indaiatuba, Salto e Itu para aumentar a disponibilidade hídrica da região.

O órgão tem por finalidade planejar, adotar e executar planos, programas e projetos destinados a acelerar o desenvolvimento socioeconômico e ambiental da região.

Outro objetivo do Consórcio é promover programas ou medidas destinadas à recuperação do meio ambiente das quatro cidades consorciadas, com atenção especial ao Ribeirão Piraí.

Nilson Gaspar foi presidente por dois mandatos (2017 e 2018) atualmente vice, agilizou diversas frentes como as desapropriações e licenciamentos. Desde janeiro de 2019 o prefeito de Salto, José Geraldo Garcia está como presidente do Consórcio e a secretaria adjunta do Saae, Vanessa Kühl, como superintendente.

essa 1
WhatsApp Image 2019-07-04 at 08.58.23 (1)