essa DSC_1650_p

SAAE dá continuidade ao programa de conservação de nascentes

• Redatores: Marco Matos – DCS Saae
essa DSC_1677_padmin | SAAE | Indaiatuba -SP

O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (SAAE), dando prosseguimento ao Programa de Recuperação de Nascente em nosso município, contratou a empresa Sergram Ambiental para fazer o plantio de 17 mil mudas em 23 nascentes com o apoio e supervisão direta dos técnicos ambientais da autarquia e da prefeitura, que fornecem orientação técnica e o material necessário cabendo ao proprietário rural a manutenção da área reflorestada.

Em 28 de junho teve início o trabalho de recuperação de mais duas nascentes, localizadas na Fazenda São Miguel na região do Mato Dentro, formam o córrego do Brejal que desagua no Campo Grande e alimenta o Rio Capivari Mirim. Quando fechada esta nova etapa estará concluído o trabalho de recuperação de 60 nascentes no município.

Delimitar e cercar a área de proteção permanente (APP), para evitar o pisoteio de animais de grande porte, medidas de contenção de erosão e o plantio de mudas nativas dando as condições necessárias para recomposição da mata ciliar são as ações necessárias para garantir a longevidade de uma nascente.

O Programa além da conservação das nascentes, visa conscientizar os agricultores, moradores e munícipes da importância desse recurso para a melhoria da qualidade e do aumento na disponibilidade hídrica, reduzindo o risco de escassez e a melhora na qualidade ambiental das áreas rurais e do município. Uma parceria essencial para o sucesso do programa é a participação do produtor rural, uma vez que após o término da implantação das medidas de recuperação, cabe ao proprietário da área a manutenção e preservação da APP.

“Ficamos felizes com o grau de comprometimento que temos tido dos proprietários de área rural. Há por parte deles o entendimento da importância de preservarmos as nascentes e mananciais, pois, conservar este patrimônio é de grande importância para garantir o futuro das novas gerações. Cada um fazendo sua parte o sucesso é garantido. ” Comenta o superintendente do Saae, engenheiro Sandro Coral.

Com o progresso do programa espera-se a participação de outros proprietários rurais que queiram fazer a adequação ambiental de sua propriedade.

CORREDOR ECOLÓGICO

Estas ações também trarão a conectividade dos fragmentos florestais existentes na propriedade, formando assim um corredor ecológico que permitirá o livre deslocamento de animais e a dispersão de sementes. Tem a finalidade de diminuir os efeitos da fragmentação dos ecossistemas, aumentando a cobertura vegetal. É importante para a manutenção do fluxo de espécies entre fragmentos naturais e, com isso, a conservação dos recursos naturais e da biodiversidade. São, portanto, uma estratégia para amenizar os impactos das atividades humanas sob o meio ambiente e uma busca ao ordenamento da ocupação humana para a manutenção das funções ecológicas no mesmo território.

essa DSC_1650
essa DSC_1677