lançamento reúso gab (1)

Saae apresenta projeto pioneiro para utilização de Água de Reúso pela Indústria

  • Redatores: Rose Parra /Renata Coutinho –  DCS Saae
  • Release N.º: 1277
lançamento reúso gab (1)admin | SAAE | Indaiatuba -SP

O prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar (MDB), reuniu na manhã de terça-feira (1), representantes de indústrias que utilizam grande quantidade de água tratada em seu processo produtivo. O foco da reunião foi apresentar um projeto pioneiro, do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae), para utilização de Água de Reuso no processo de produção. Na primeira fase, a partir de fevereiro de 2020, será distribuída por caminhão pipa e posteriormente através de adutoras porta a porta para cada empresa, que é o grande diferencial do projeto. Indaiatuba será a primeira cidade regulada pela Ares PCJ, a ter tarifa de água de reúso.

“O objetivo do encontro com os empresários além de apresentar o Projeto de Reúso de Água é o de conscientização quanto a essa nova alternativa”, explica Gaspar. O superintendente do Saae, lembra que os benefícios de água de reúso, vão além da economia. Desde 2018 o tema tem sido considerado como plano de ação visando o meio ambiente e a sustentabilidade de Indaiatuba”, lembra Sandro Coral.

Estiveram presentes representantes da Autarquia, o superintendente do Saae, Eng. Sandro Coral, Vanessa Cristina do Carmo Kühl, superintendente Adjunta, Roberto Polga, especialista em Gerenciamento de Recursos Hídricos e o Técnico de Controle de Qualidade da Estação de Tratamento de Esgotos Mario Araldo Candello (ETE –MAC), Rafael Duarte Rossi.

O encontro contou também com as participações do secretário de Governo, Renato Orlando Stochi, ARES PCJ e representantes das empresas: Celulose Irani S.A, Esplendor Tratamento de Superfície, Lumegal Galvanização, Blanver Unidade de IFA, Flabeg Brasil, AAM – American Axle & Manufacturing, John Deere Brasil, Schott Flat Glass, Schott/SAI – BS, Glasshield Security Products Ltda, NR Condominio/NR Construtora, Innara Indústria Nacional Aramados, Corpus Saneamento e Obras Ltda. e Eldor do Brasil.

O intuito desse primeiro encontro, além de conscientizar sobre os benefícios ambientais de se buscar novas formas de uso da água para o aumento da disponibilidade hídrica, foi verificar o interesse das empresas em aderir ao projeto para que possa ser colocado em andamento a segunda fase, que visa a busca de recursos para construção de um reservatório regional e implantação de redes para distribuir essa água diretamente na indústria.

Todos os presentes mostraram grande interesse em aderir, uma vez que além das questões ambientais, a utilização da água de reuso será distribuída com uma tarifa muito inferior a tarifa da água potável, que ainda será definida junto à Ares PCJ, mas que deve chegar próximo aos 70% mais barata.

Com a ampliação da ETE –MAC, que permitirá Indaiatuba tratar 100% do esgoto coletado, com uma eficiência de 99%, a Estação de Produção de Água de Reúso (EPAR), também foi ampliada e modernizada, contando agora com membranas ultra filtrantes que melhoram a qualidade da agua de reúso o que fica também mais atrativo seu uso, pois diminui a necessidade de muitas adequações pelas indústrias para sua utilização.

Novos encontros serão realizados e todos os empresários estão convidados a participar. As datas e horários das próximas reuniões serão divulgadas posteriormente.

Benefícios da utilização da água de reuso

  • atendimento ao princípio adotado pela ONU, em 1958, de que  “não se deve utilizar águas de melhor qualidade para usos que tolerem águas de qualidade inferior”;
  • aumentar a quantidade de água potável para o abastecimento público;
  • melhorar a qualidade da água dos mananciais, em função da redução dos lançamentos de efluentes.
  • redução dos custos de produção (água, energia, sistemas de tratamento);
  • utilização da melhor tecnologia disponível, práticas de produção mais limpa;
  • conformidade ambiental, facilidade de inserção de produtos em mercados mais exigentes;
  • aumento da competitividade.
lançamento reúso gab (1)
lançamento reúso gab (4)