30anospcj

SUPERINTENDENTE DO SAAE REPRESENTA PREFEITO NA CELEBRAÇÃO DOS 30 ANOS DO CONSÓRCIO PCJ

• Redatores: Rose Parra – DCS
30anospcj_2admin | SAAE | Indaiatuba -SP

O superintendente do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae), eng. Sandro Coral, representou o prefeito Nilson Gaspar, na celebração dos 30 anos de atividades do Consórcio PCJ em prol da gestão da água nas Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Bacias PCJ), na noite da última quinta-feira, dia 17 de outubro, na casa de shows Via Appia, em Campinas. O superintendente da Autarquia foi acompanhado pela superintendente adjunta, Vanessa Kühl e a diretora de Planejamento, Karoline Monaro, do Saae.

Para o superintendente do Saae é uma honra representar o Prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar, em um aniversário de uma entidade tão significativa e importante não somente para nossa região, mas, para o Meio Ambiente.  “Poderia elencar vários elogios ao longo desses 30 anos de PCJ, como em relação à educação ambiental e do combate às perdas hídricas que reduziram ao longo desses anos. Acredito que a melhor maneira de demonstrar o trabalho da entidade é olhando para os nossos rios. Parabéns!” comemora Sandro Coral.

Integrando parte das comemorações, os representantes dos 42 municípios e das 24 empresas associados à entidade receberam a medalha “30 Anos de Ações em Prol da Água” como uma forma de homenagem e reconhecimento dos trabalhos desenvolvidos na região.

Em reconhecimento aos 25 anos do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental, programa pioneiro do Consórcio PCJ, o público pôde contemplar uma apresentação cultural do Grupo Teatral NAC, de Santa Bárbara d’Oeste, sobre a relevância da sensibilização do tema da água. Alinhado à questão da educação ambiental, o Consórcio anunciou o lançamento do aplicativo “eÁgua” para smartphones e tablets da entidade sobre uso racional da água por meio de uma demonstração interativa. Disponível nas lojas do Android (Play Store) e iOS (Apple Store), o app possibilita que o usuário calcule o tempo de banho e o consumo de água e ainda fornece notícias do mundo da gestão de recursos hídricos e informações em primeira mão sobre o Consórcio PCJ. O app é uma forma de moderna e interativa de gerar consciência à população. O aplicativo vai estar disponível para todo o Brasil e vai possibilitar que cada pessoa conheça seu gasto de água.

Ao término das comemorações de três décadas de trabalho e dedicação por parte da entidade, os convidados tiveram a oportunidade de acompanhar a entrega do 7º Prêmio Ação Pela Água. Criado pelo Consórcio PCJ, em 2000, a premiação tem a missão de reconhecer as melhores práticas de gerenciamento de recursos hídricos e de meio ambiente. Na sétima edição, foram premiadas pela primeira vez as matérias jornalísticas que fizeram a diferença na sensibilização da população sobre a problemática da água. Ao todo, dos 90 projetos inscritos nesta edição, 23 se destacaram e seus autores foram nomeados “Notórios da Água”. Dentre os finalistas, oito receberam o troféu Olho d’Água, produzido pelo artista multimídia Ca Cau.

30anospcj