ISO 17025_1

SAAE É AUDITADO E MANTÉM IS0 17025 DO INMETRO

  • Redatores: Rose Parra – DCS
  • Release N.º: 1280
ISO 17025_1admin | SAAE | Indaiatuba -SP

Pela quarta vez consecutiva, o Laboratório de Águas do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae-Indaiatuba), manteve o ISO 17025. A auditoria foi realizada nos dias 14,15 e 16, desse mês, pelos funcionários do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – INMETRO, Lucia Alves e Silva e Orlando Antunes Cintra Filho.  O resultado da manutenção do ISO 17025 foi divulgado na quarta-feira (16). A Auditoria ocorre de dois em dois anos.

As avaliações são realizadas para análise dos parâmetros da água e assim verificar se atende às normas do ISO. Para o diretor de Tratamento e Manutenção, João Binelli, o resultado é fruto de um trabalho sério, realizado pela equipe.

Durante a Auditoria, foi feita a reavaliação do laboratório, pela Coordenação Geral de Acreditação – para Manutenção da Acreditação. O resultado ressalta o reconhecimento da competência do laboratório pela ABNT NBR ISO/IEC 17025: 2017. Os resultados de ensaio são aceitos em todos os países com os quais o INMETRO tem acordos de reconhecimento mútuo.

AUDITORIA

A auditoria interna examina se estão sendo cumpridas as normas de qualidade e segurança, à eficiência operacional e aos aspectos de controle de suas metodologias, para isso uma série de documentos são criados para o atendimento da norma de qualidade utilizada (POP), para garantir que sejam realizados sempre da maneira como foram definidos, sem falhas.

O superintendente do Saae, o engenheiro Sandro Coral, recebeu o relatório final e parabenizou a Equipe do Saae, pelo seu profissionalismo e comprometimento com a qualidade da água do Município. “Sermos certificados novamente com o ISO 17025 mostra que o nosso laboratório mantem a qualidade exigida pelo INMETRO, para que possamos atender a população com qualidade”, ressalta o superintendente.

Um laboratório precisa atender ao exigido pela legislação e ao mesmo tempo seguir o que determinam os padrões científicos e isso não pode ser feito de forma subjetiva, sem o devido controle. Dentre outras ações tomadas, é necessário verificar se o laboratório está de acordo com os padrões de organizações especializadas em normatização, no nosso caso, o INMETRO. O selo de acreditação emitido pelo INMETRO certifica que o laboratório executa suas atividades com precisão e seus resultados possuem alta qualidade.

ISO 17025_2