escoteiros1

ESCOTEIROS PRATICAM RADIOESCOTISMO NO PARQUE DO MIRIM

• Redatores: Rose Parra – DCS
escoteiros1admin | SAAE | Indaiatuba -SP

Neste fim de semana, dias 19 e 20, grupos de escoteiros de Indaiatuba se reuniram no Parque do Mirim para participar de uma atividade de Radioescotismo, que busca desenvolver a expertise na operação de rádios amadores em seus participantes.

O encontro reuniu 35 jovens dos grupos de escoteiros  Rosa dos Ventos e Pérola Negra, acompanhados pelo Chefe Renato Rosa, diretor presidente do Grupo de Escoteiro Rosa dos Ventos e do Chefe Instrutor, Paulo César Feijão, acamparam no final de semana, próximo ao Mirante. O grupo teve várias atividades, mas o destaque foi 24° Jamboree Mundial Escoteiro, o JOTA.

Através de uma estação de radioamador, montada no observatório do Mirim, os participantes estabeleceram contatos entre o acampamento e a sede do Grupo, e com escoteiros e radioamadores ao redor do mundo inteiro. Essa é uma área de interesse extremamente diversificada, capaz de promover a intercomunicação entre os jovens, incentivando-os às práticas científicas e estudos técnicos, além de prepará-los para atuar em comunicações de emergências.

O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae), apoia este tipo de ação social pois desenvolve em seus participantes o tipo de consciência que necessitamos para criar cidadãos que irão tratar os recursos naturais de forma responsável.  “Achei bem interessante à atividade dos Escoteiros, em se preparar para a utilização do radioamadorismo. Ainda hoje, com todo o avanço tecnológico da telefonia, fixa e celular, acontecem muitas situações em que somente os Radioamadores conseguem estabelecer contatos entre áreas atingidas por desastres naturais e os socorros de urgência”, ressalta o superintendente do Saae, Sandro Coral.

A proposta do evento além de criar novas amizades, firmar laços, intercâmbio de experiências e cultura. Tudo no ambiente virtual e online, no conceito ‘pensar global, agir local’. As ações são ligadas a temas como meio ambiente, educação, cultura, lazer, esporte.

“Quero agradecer toda estrutura que recebemos para a realização do JOTA, e em breve, a ideia é realizar outros eventos com mais Grupos de Escoteiros inclusive, de outras cidades. Nessa atividade contamos com os Escoteiros Lobinhos, Seniores e Pioneiros”, conta Renato Rosa.