essa educa água 2

Programas Educa Água e Na Trilha das Águas envolveram mais de 20 mil alunos em 2019

• Redatores: Renata Coutinho/Rose Parras – DCS Saae
  • Release N.º: 1301
essa educa água 2_padmin | SAAE | Indaiatuba -SP

O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae), com a Prefeitura de Indaiatuba por meio da Secretaria de Educação, desenvolve dois importantes Programas de Educação ambiental, o “Educa Água”, que tem o objetivo de reduzir o consumo de água nas escolas através de um cronograma de ações desenvolvidas durante todo o ano, e o “Na Trila das Águas”, que leva os alunos dos terceiros anos do ensino fundamental a um passeio sobre a história do abastecimento em Indaiatuba, e juntos envolveram a participação de 20 mil alunos da rede municipal de ensino.

Neste ano, 64 escolas estiveram envolvidas no Programa Educa Água, acompanhando o consumo de água mês a mês, descobrindo vazamentos, organizando as atividades para conscientização dos alunos, alertando sua comunidade e renovando os cuidados com os desperdícios. Também receberam uma peça teatral com a turma da Sane e a cartilha sobre o tema.

Este ano o roteiro do “Na Trilha das Águas” foi uma mudança com a inclusão da visitação a Estação de Tratamento de Água localizada na Vila Avaí, onde os alunos conhecem o sistema de tratamento de água e o Centro de Controle Operacional (CCO), responsável pela logística de distribuição, controla o nível dos reservatórios e mensura possíveis perdas na rede. Em seguida seguem para o Museu da Água, onde passam Pelas salas de exposição com informações sobre a água de uma forma geral e também de sua história em Indaiatuba, mostrando a importância desse recurso natural tão importante para o desenvolvimento dos municípios, da economia, da saúde e principalmente, da vida. O Programa fez 10 anos em 2019 e já atingiu mais de 26 mil alunos.

essa educa água 2
IMG-20190503-WA0103