morungaba_cupini

Mês de outubro foi o mais seco dos últimos 31 anos

  • Redatores: Rose Parra – DCS Saae
  • Release N.º: 1283
morungaba_cupiniadmin | SAAE | Indaiatuba -SP

De acordo com a medição realizada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae), que coleta os dados por meio do pluviômetro instalado na Estação de Tratamento de Água, ETA III no bairro Pimenta, outubro já pode ser considerado o mês que menos choveu desde 1988, quando iniciaram as medições pelo Saae, somando 20,1 milímetros.

O índice de precipitação dos últimos três meses também foi abaixo da média, se comparado com os anos anteriores. Em agosto, setembro e outubro choveu apenas 77,70 mm, o que reforça a importância do planejamento a longo prazo para se ter um sistema de abastecimento que possa minimizar os efeitos das mudanças climáticas que tem se acentuado.

Indaiatuba é uma cidade privilegiada porque conta com a Barragem do Rio Capivari-Mirim, em funcionamento desde 2015, e regulariza a vazão do Rio Capivari-Mirim manancial importante manancial que abastece 80% da região Norte da cidade. A barragem deu origem a uma represa com capacidade para armazenar 1,3 bilhão de litros, permitindo sua captação durante todo ano, inclusive nos períodos de estiagem prolongada.

Mesmo com a estrutura que temos em nosso município, durante o período de estiagem, o superintendente do Saae, Eng. Sandro Coral, pede a colaboração e a atenção da população quanto ao uso consciente da água. “Para evitar que os níveis dos reservatórios fiquem abaixo do esperado, é que todos colaborem e usem a água de forma para que seja possível manter toda a cidade abastecida”, alerta o superintendente.

A economia no consumo de água tratada minimiza os problemas com a escassez hídrica, aumentando a vida útil dos mananciais, uma vez que se reduz o volume de água a ser captada e tratada, o volume de esgotos a serem coletados e tratados e o consumo de energia elétrica.

O pluviômetro da ETA III é registrado, no Departamento de Água e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE) e mede o volume de chuva a cada 24 horas. Cada milímetro (mm) corresponde a um litro de água por metro quadrado (m²).

DICAS PARA ECONOMIZAR ÁGUA

– Use vassoura e balde para lavar áreas comuns: também diminua o número de limpezas.

– Feche as torneiras para escovar os dentes e se barbear

– Não dê descarga à toa – não utilize o sanitário como lixeira.

– Diminua o tempo do banho: na ducha

– Lave o carro com balde e não com mangueira

– Molhe plantas pela manhã ou à noite: Nos horários mais quentes as plantas absorvem mais água. Troque a mangueira pelo regador.

– Ao lavar a louça: deixe a louça de molho antes de lavar. Feche a torneira enquanto ensaboa a louça e deixe para enxaguar tudo no final.

– Não jogue óleo na pia: Um litro de óleo contamina até 400 mil litros de água.

– Descongele alimentos na geladeira: não use água corrente.

– Cozinhe legumes em pouca água: dessa forma vai ferver mais rápido e você economiza gás também.

Vazamentos: fique muito atento, pois pode passar despercebido e é um dos grandes vilões do desperdício.

morungaba_cupini
pirai
DCIM101MEDIADJI_0393.JPG
DCIM101MEDIADJI_0383.JPG