Saae realiza desassoreamento de lago no bairro Chácara Areal

• Redatores: Rose Parra – DCS Saae
  • Release N.º:1316
DSC_3213admin | SAAE | Indaiatuba -SP

O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) está executando a limpeza e o desassoreamento do lago localizado no bairro Chácara Areal e adjacências. Ele é interligado ao Córrego do Barnabé, um dos mananciais de abastecimento do município, com captação e tratamento realizados pela Estação de Tratamento de Água do Jardim Morada do Sol (ETA V).

O processo de desassoreamento compreende em desviar o fluxo da água para que a lagoa fique seca, possibilitando a retirada de lama e o aumento da profundidade da lagoa. A secagem será feita de forma natural, abrindo caminho para a água escorrer para outras lagoas.

O objetivo é facilitar o escoamento da água em períodos de enchentes nos meses mais chuvosos. “Além desses fatores é importante ressaltar que é necessário conscientizar a população para evitara comprometer o meio ambiente, evitando jogar lixo e entulhos nas margens dos rios e arroios”, destaca o superintendente do Saae, engenheiro Sandro Coral.

Uma equipe com três máquinas está no local e irá aprofundar o lago em dois metros. O prazo estimado para o término da obra é de cinco a seis meses.

O córrego do Barnabé por estar em perímetro urbano e cortar boa parte do município, quando em período de chuvas recebe resíduos como lixo descartado em local inapropriado e sobras de matéria de construção deixados nas calçadas que vão para seu leito através das galerias pluviais. Por isso o trabalho de manutenção, promovido pela Prefeitura e pelo Saae, é de essencial importância para garantir a saúde dos cursos d´água existentes no município, mas é importante que todos colaborem.