Com sistema de reaproveitamento de água de lavagem nas etas Saae economiza 35 milhões de litros de água por mês

  • Redatores: Renata Coutinho/ Rose Parra – DCS Saae
  • Release N.º: 1355
ETA I reuso_DSC0336admin | SAAE | Indaiatuba -SP

O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) possui nas Estações de Tratamento de Água ETA I, localizada na Vila Avaí e ETA III localizada no bairro Pimenta, o sistema de reaproveitamento de água de lavagem. Este sistema já é usado pelo Saae desde 2014 quando foi instalado na ETA I, e é uma solução inovadora e eficaz para o combate ao desperdício. Com isso, a ETA I economiza em média, por mês, 15.000 m³ (quinze mil metros cúbicos) e a ETA III 20.000 m³ (vinte mil metros cúbicos). Somando as duas, o Saae economiza 35.000 m³ de água que são reaproveitadas no sistema, ou seja, 35 milhões de litros de água por mês.

O Saae tem a preocupação com saneamento que ao longo da história, esteve quase sempre relacionada à transmissão de doenças. Entretanto, o crescimento acelerado da população mundial e do parque industrial, o consumo excessivo, o consequente aumento na produção de resíduos e o descarte irresponsável desses resíduos no meio ambiente têm levado a uma preocupação mais abrangente: a escassez dos recursos naturais.

O Sistema de Coleta e Reaproveitamento da Água de Lavagem é composto por dois tanques, o maior chama tanque de recirculação, responsável por receber a água usada na lavagem dos filtros, onde acontece o processo de decantação, o lodo do processo fica no fundo e a água limpa fica em cima onde é coletada através de mangueiras e redirecionada para o processo de tratamento.

Já o menor chama tanque de recape de lodo, onde por meio de uma bomba helicoidal succiona o lodo que passa por uma centrifuga, que separa a água que volta para o tanque de recirculação, do sólido que é depositado em caçambas para depois ser descartado adequadamente.