Face 3 geo_2

Geofone

  • Redatores: Marco Matos – DCS Saae
  • Release N.º: 948
Face 3 geo_2admin | SAAE | Indaiatuba -SP

Geofones são instrumentos que servem para escutar ruídos na terra. No Saae eles são usados para localizar vazamentos subterrâneos nas redes de abastecimento de água potável. Vazamentos hidráulicos são um problema global. No Brasil, segundo estatísticas do ministério das cidades, a perda física da água potável é 39% da produção. Ou seja, do total da água tratada, 39% nem chega na casa dos consumidores. Os geofones funcionam pela escuta: quando líquidos pressurizados escapam por um orifício eles criam vibrações e ruídos bem típicos, desta forma estes ruídos são identificados e localizados.

A pesquisa de vazamentos é uma ação contínua realizada pela autarquia. Para garantir a eficácia da pesquisa de vazamentos não visíveis, a autarquia possui um cadastro atualizado das redes de abastecimento, possibilitando o reparo com mais rapidez e eficiência.

Essa é apenas uma das ferramentas usadas pela equipe de combate às perdas na rede de distribuição no Programa de Combate às Perdas.

PROGRAMA DE COMBATE ÀS PERDAS

O Programa está sendo implantado para melhorar a eficiência do sistema de abastecimento e diminuir o desperdício de água tratada, visando minimizar os problemas com a escassez hídrica, aumentando a vida útil dos mananciais com a redução do volume de água a ser captada e tratada.

Para colocar em pratica as ações do Programa, foi formado o Grupo Gestor de Combate às Perdas de Água (GGCP), composto por uma equipe multidisciplinar de vários departamentos, dentre eles, Planejamento, Obras, Projetos, Informática, Hidrometria e Fiscalização, Tratamento e Manutenção e Comunicação, sob a gerência do Centro de Controle de Operações (CCO), vinculado aos departamentos de Tratamento e Manutenção e de Obras.