essa_DCS8595

Tanque de reaproveitamento de água de lavagem é interligado com o sistema de tratamento na obra da ETA III

  • Redatores: Marco Matos – DCS Saae
  • Release N.º: 985
essa_DCS8595admin | SAAE | Indaiatuba -SP

O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) através da ETC Empreendimentos e Tecnologia em Construção, interligaram os tanques de tratamento de água ao sistema de coleta e reaproveitamento da água de lavagem na obra de ampliação da Estação de Tratamento de Água – ETA III, localizada no bairro Pimenta.

Para fazer esta interligação foram usados tubos metálicos, ferro fundido com flanges e de aço inox em diversas medidas com diâmetros entre 80 mm e 250 mm.

O Sistema de Coleta e Reaproveitamento da Água de Lavagem é composto por dois tanques, o maior chama tanque de recirculação, responsável por receber a água usada na lavagem dos filtros, o menor é o tanque de recape de lodo, onde se separa a água que volta para o tanque de recirculação, do sólido que é depositado em caçambas para depois ser descartado adequadamente.

Este sistema já é usado pelo Saae desde 2014 quando foi instalado na Estação de Tratamento de Água (ETA I) localizada na Vila Avai, e será aplicado em todas as ETAs por ser uma solução eficaz para o combate ao desperdício.

AMPLIAÇÃO

A ampliação da Estação prevê um novo reservatório semienterrado com capacidade para armazenar 1 milhão de litros de água, um sistema de recuperação de água de lavagem que permite o retorno desta água para o processo de tratamento, além dos filtros e decantadores dos módulos de tratamento.

O módulo em construção, quando entregue, terá a capacidade para tratar 150 litros por segundo, idêntico aos dois já existentes, aumentando de 300 L/s para 450 L/s, ou seja, um acréscimo de 50% na oferta de água tratada distribuída por esta Estação, para a zona Sul da cidade.

_DCS8595