Trilha das Águas

trilha_10-2019

O Programa de Educação Ambiental “Na Trilha das Águas”, realizado pelo SAAE desde 2009, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, leva os alunos do ensino fundamental para percorrem locais históricos do abastecimento de água de Indaiatuba.

Também participam do programa, alunos das redes municipal e particular, universidades, empresas, associações de classe, mediante agendamento prévio.

Neste programa os participantes conhecendo de perto como é feita a captação e o tratamento de água. Recentemente foi adicionado ao percurso o Museu da Água, onde seguem todo o roteiro do espaço, guiados pelos monitores.

O passeio começa na Estação de Tratamento de Água (ETA I), localizada na Vila Avaí. Os alunos conhecem o sistema de tratamento de água e o Centro de Controle Operacional (CCO), responsável pela logística de distribuição, controla o nível dos reservatórios e mensura possíveis perdas na rede.

Do local, o grupo segue até a Represa de Captação do Cupini, próxima à SP-75, onde fica o Museu da Água. Os grupos são recepcionados por monitores que dão uma aula aos visitantes, explicando desde a parte histórica da visita até percorrerem trilhas em um dos últimos trechos remanescente de Mata Atlântica do município, moradia de várias espécies de aves e roedores, além de conhecerem inúmeras nascentes existentes naquela área, que alimentam um dos lagos do local, de onde a água é captada para tratamento desde 1937.

Está ação busca criar cidadãos com forte consciência ambiental, que tenham o cuidado necessária para a utilização de um recurso tão importante para a humanidade e que terá um papel cada dia maior no desenvolvimento tanto do indivíduo como de uma região.