Superintendente do Saae apresenta ETE-MAC para Salto e funcionários da Bfilters

  • Redatores: Rose Parra- DCS Saae
  • Release N.º: 1314
20200207_103546admin | SAAE | Indaiatuba -SP

O Superintendente do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae), engenheiro Sandro Coral e a Superintendente Adjunta, Vanessa Kühl acompanhados da equipe técnica da Autarquia receberam na manhã de sexta-feira (7), a visita do prefeito, Geraldo Garcia e representantes do Legislativo da cidade de Salto. Também participou uma equipe da empresa BFilters – Tratamento de Água.

O objetivo do encontro foi apresentar a Estação de Tratamento de Esgotos Mario Araldo Candelo, (ETE-MAC) e a Estação de Tratamento de Água (ETA III), do bairro Pimenta, para que os visitantes conhecessem mais detalhadamente o funcionamento das Unidades de Indaiatuba.

Após uma breve explanação realizada pelo superintendente da autarquia, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer os equipamentos e a estrutura dos locais. O Saae está prestes a finalizar a obra de ampliação da ETE – MAC e assim colocará Indaiatuba como uma das poucas cidades do Brasil a tratar 100% de esgoto coletado.

Sandro também explicou sobre a importância da utilização de Água de Reuso no processo de produção. Indaiatuba será a primeira cidade regulada pela Ares PCJ a ter tarifa de água de reuso. “Além das questões ambientais, a utilização da água de reuso será distribuída com uma tarifa muito inferior a tarifa da água potável, que deve chegar próximo aos 70% mais barata”, destacou o superintendente.

Na sequencia os visitantes foram conhecer a ETA III, no Bairro Pimenta. A Estação abastece a Zona Sul e tem a capacidade de tratamento para 450 litros por segundo. A água bruta é captada no Ribeirão Piraí, que corre na divisa com o município de Salto e no Córrego da Barrinha, que atravessa a Fazenda Pimenta. Ambos são afluentes do Rio Jundiaí.