Saae inicia manutenção das nascentes

  • Redatores: Rose Parras – DCS Saae
  • Release N.º: 1318
essa DSC_1413admin | SAAE | Indaiatuba -SP

O Serviço Autônomo de Agua e Esgotos (Saae), por meio do setor de Meio Ambiente iniciou a manutenção das 60 nascentes do “Programa de Recuperação de Nascentes e Sustentabilidade Hídrica”. A primeira foi realizada na nascente do Parque das Frutas. Na sequencia serão planejadas as manutenções de todas as nascentes de Indaiatuba.

Nos últimos cinco anos o Saae realizou serviços de preservação e recuperação em 60 nascentes e para a estabilidade dos serviços já realizados foi montada uma equipe que fará a manutenção periódica nas nascentes do programa.

Estão sendo realizados serviços de controle de mato, manutenção no entorno das nascentes, replantio, controle de formigas e de espécies invasoras dominantes, adubação, controle de processos erosivos, e orientação ao proprietário rural quanto às boas práticas de uso e de manejo das Áreas de Preservação Permanente (APP).

A recuperação das nascentes é fundamental para o aumento da disponibilidade hídrica e a melhoria na qualidade da água, por isso os trabalhos são constantes.

O proprietário rural que tiver interesse em aderir ao programa deve procurar o Saae e manifestar seu interesse para que os técnicos do Setor de Meio Ambiente visitem a propriedade e realizem estudo de caso e proposta de recuperação da área.