Primeira fase da limpeza e desassoreamento do Lago da Chácaras Areal está em fase final

• Redatores: Rose Parra/Marco Matos – DCS
01admin | SAAE | Indaiatuba -SP

O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae), está concluindo a primeira fase da limpeza e desassoreamento do lago do Bela Vista, no bairro Chácaras Areal, afluente do córrego do Barnabé. A limpeza foi realizada em toda área do lago, e o desassoreamento será feito em 2 fases, nessa primeira entre a cerâmica Santa Clara e o Condomínio Horizontown, onde o lago foi aprofundado entre 2,5 e 3 metros. O prazo estimado para o término da primeira fase é de dez dias.
Desassoreamento é a remoção de detritos causados por ações humanas, e de fenômenos naturais como a erosão. O objetivo dessa ação é aumentar a reserva de água bruta e facilitar o escoamento da água nos meses mais chuvosos. “É importante informar a população sobre os benefícios de prevenir riscos ao meio ambiente, evitando jogar lixo e entulhos nas margens dos rios e arroios”, destaca o superintendente do Saae, engenheiro Sandro Coral.
A equipe do Saae, utiliza os equipamentos para desviar o fluxo da água para que a lagoa fique seca, possibilitando a retirada de caminhões de lama e o aumento da profundidade da lagoa. A secagem será feita de forma natural, abrindo caminho para a água escorrer para outras lagoas.