Utilização de Água de Reuso traz benefícios para a Industria e o Meio Ambiente

  • Redatores: Rose Parra – DCS Saae
  • Release N.º: 1342
_DCS4845admin | SAAE | Indaiatuba -SP

A Estação de Produção de Água de Reuso (EPAR), ampliada e modernizada pelo Serviço Autônomo de Agua e Esgotos (Saae), entrará em operação ainda em 2020 para fornecer água de reuso às indústrias, localizadas no Distrito Industrial de Indaiatuba.

A utilização da água de reuso traz muitos benefícios ao meio ambiente, uma vez que a indústria diminui o uso de água potável em alguns processos de produção e com isso é possível reduzir a quantidade de água captada nos mananciais e o volume de efluentes lançados dos rios, melhorando a qualidade de suas águas.

Para a indústria também é vantajoso utilizar essa água, uma vez que o valor da água de reuso é 70% mais barata que a água potável, reduzindo o custo da produção, podendo aumentar sua competitividade, além de estar em conformidade ambiental que facilita a inserção dos produtos em mercados mais exigentes.

A EPAR do Saae irá operar em uma primeira fase com a distribuição da a agua de reuso através de caminhão pipa e posteriormente através de adutoras porta a porta para cada empresa, que é o grande diferencial do projeto. Várias empresas do Distrito Industrial já demonstraram interesse em aderir ao projeto.

Indaiatuba é a primeira cidade regulada pela Ares PCJ, a ter tarifa de água de reuso.

A estação utiliza um dos mais avançados métodos de tratamento de esgoto do mundo: o biológico, pelo processo de lodos ativados por aeração prolongada com ar difuso, cuja finalidade é introduzir ar atmosférico na massa líquida. A eficiência mínima será de 95% na remoção de DBO e de 80% na remoção de nutrientes (NTK).

ETE –MAC

Com a ampliação da Estação de Tratamento de Esgotos Mario Araldo Candello (ETE –MAC), permite que Indaiatuba trate 100% do esgoto coletado, com uma eficiência de 99%, simultaneamente a Estação de Produção de Água de Reuso (EPAR), também foi ampliada e modernizada, contando agora com membranas ultra filtrantes que melhoram a qualidade da agua de reuso o que fica também mais atrativo seu uso, pois diminui a necessidade de muitas adequações pelas indústrias para sua utilização.