Saae conclui a 3ª fase da substituição de redes antigas na região central

  • Redatores: Rose Parra – DCS Saae
  • Release N.º: 1378
_DCS1186admin | SAAE | Indaiatuba -SP

O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) concluiu a 3ª fase de Substituição de Redes por Método Não Destrutivo (MND). Foram substituídos 5.956,2 m de redes em PEAD (tubos altamente resistentes a impactos), garantindo assim total confiabilidade nas instalações, 4971,68 m no diâmetro de 63 mm; e, 984,52 no diâmetro de 160 mm de redes e refeitos 530 ramais. O investimento do desta 3ª fase foi de R$1,8 milhão.

As redes foram substituídas nas ruas: São Luiz, Pedro Gonçalves, Padre Manoel da Nóbrega, São Carlos, 5 de Julho, São Jorge, Humaitá, Candelária, Alberto Santos Dumont, São Sebastião, 9 de Julho, Dr. Oswaldo Cruz, dos Andradas, Paul Harris, Almirante Barroso, 11 de Junho, Ademar de Barros, José Escodro, 24 de Maio, Olavo Bilac, Alfredo Vila Nova e Eletro Trevizioli e nas avenidas Itororó, Presidente Kennedy e Almirante Tamandaré.

O início da 4ª fase deve ocorrer em breve, para isso é necessário acertar alguns detalhes burocráticos. A obra é realizada com verba a fundo perdido, ou seja, sem a necessidade de reembolso ao órgão estadual, do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO).

A setorização e substituição são necessárias, pois a área central de Indaiatuba possui uma rede de distribuição de água muito antiga. Essas tubulações possuem diâmetros reduzidos e, em alguns trechos, estão quase que totalmente bloqueadas pela existência de incrustações, sendo constante muitas ocorrências de vazamentos nesses trechos de rede de água.

A redução do índice de perdas de água no município de Indaiatuba é uma ação prioritária do Plano das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, que tem como meta atingir o índice máximo de perdas de distribuição de 25%. O Plano recomenda que os municípios que apresentam um índice de perdas na distribuição entre 40% e 25%, devem reduzir esta perda em um ritmo de 5% ao ano até atingir a meta.