SAAE INOVA TELEMETRIA NOS 23 SETORES DE ABASTECIMENTO UTILIZANDO FIBRA ÓTICA

  • Redatores: Rose Parra – DCIS Saae
  • Release N.º: 1383
cco - combate as perdas_webadmin | SAAE | Indaiatuba -SP

A equipe de combate às perdas de água na rede de distribuição do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae), desenvolve um trabalho constante para garantir a máxima eficiência do serviço de distribuição de água da cidade dentro do Plano Diretor de Combate às Perdas de Água.

A autarquia substituiu a telemetria que era feita via radiofrequência por um sistema de internet por fibra ótica. Isso significa, que o Centro de Controle de Operações (CCO), tem mais agilidade para monitorar os 23 setores de abastecimento instalados, já que com a internet, diferente da rádio frequência, não são necessárias instalações de novas antenas para a transmissão de dados, além da eliminação de possíveis interferências causadas pelo relevo. Os pontos de macromedição medem a vazão de água através dos macromedidores e de transmissores que monitoram a pressão de água tratada que sai das Estações de Tratamento de Água (ETAs).

“ A rede de distribuição do município atualmente dividida em 23 setores de abastecimento possibilita o controle de pressão e monitoramento das vazões na rede de distribuição através da limitação das zonas de influência da cidade, permitindo a localização com maior facilidade dos vazamentos e possibilitando a melhor análise para tomada de decisões, reduzindo custos e minimizando os transtornos à população”, explica o superintendente do Saae, engº Sandro Lopes Coral.

Esse sistema integrado permite aos técnicos do Saae identificarem com mais eficiência possíveis perdas de água tratada na rede e agilidade na tomada de decisão e resolução dos problemas. Em 2020 esse trabalho reduziu para 25,9% as perdas.

A telemetria é utilizada pelo Saae para monitoramento e controle remoto das operações pertinentes ao sistema de abastecimento melhorando o gerenciamento do sistema de abastecimento de água, sendo possível otimizar o consumo de energia elétrica e auxiliando ainda mais a eficiência no Controle de Perdas.

Hoje, além dos 23 setores, a autarquia utiliza a transmissão de dados por telemetria nas Estações de Tratamento de Água, Estações de Captação de Água e Reservatórios, onde as informações são enviadas para o banco de dados no CCO instalado no Complexo Vila Avaí.

Desde 2010, a equipe de combate às perdas de água na rede de distribuição desenvolve um trabalho constante para garantir a máxima eficiência do serviço de distribuição de água da cidade dentro do Plano Diretor de Combate às Perdas de Água.