SAAE apresenta Projeto em Simpósio da ABRHidro

• Redatores: Rose Parra – DCIS
jundiai1 tratadaadmin | SAAE | Indaiatuba -SP

O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) participou do III Simpósio de Revitalização de Rios Urbanos com o “case” da revitalização do Rio Jundiaí. O evento promovido pela ABRHidro – Associação Brasileira de Recursos Hídricos, intitulado XIII Encontro Nacional de Águas Urbanas (ENAU) e III Simpósio de Revitalização de Rios Urbanos (SRRU), foi realizada em plataforma remota (online) e o Saae foi a única Autarquia Municipal de saneamento a ter o projeto aprovado.

De acordo com a superintendente adjunta, Vanessa Kühl, diferente dos projetos apresentados por outros participantes, de forma teórica, o Saae apresentou um projeto como pratica de êxito. Também participaram da autoria e elaboração do Projeto sobre a Revitalização do Rio Jundiaí, o prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar, o superintendente do Saae, Eng. Sandro Lopes Coral e Roberto Mário Polga.

Foram avaliadas no projeto, entre outras questões; Estudos de caso de processos de revitalização de rios; Metodologias e técnicas para revitalização de rios; Avaliação de processos de recuperação da qualidade da água de rios; Ferramentas de planejamento para a revitalização de rios; Legislação e políticas públicas para revitalização de rios urbanos; Gestão participativa e governança em processos de revitalização de rios; Avaliação histórica do processo de degradação e revitalização de rios e Estudos de caso de processos de revitalização de rios.

O trabalho sobre “A Revitalização do Rio Jundiaí” procurou mostrar como o modelo de gestão participativa e governança é fundamental para o atingimento das metas dos parâmetros de qualidade das águas previstos nos Planos de Bacias.

De acordo com Vanessa, esse modelo começou a ser desenvolvido pelo Cerju — Comitê de Estudos e Recuperação do Rio Jundiaí – em 1985 e posteriormente teve sua continuidade junto ao Comitê das Bacias Hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Comitês PCJ). A participação dos governos Federal, Estadual, prefeituras municipais, indústrias, produtores rurais, prestadores de serviços de saneamento, Cetesb, membros dos Comitês PCJ, Agência PCJ, em um trabalho articulado, permitiu atingir as metas para DBO e O2 em 2014, uma antecipação que era prevista pra 2020 no Plano de Bacias anterior.

O manancial foi reclassificado em 2014 e é o primeiro rio na América Latina que teve autorização para captação das suas águas para tratamento e consumo humano.